CRISTINO MÁRIO NDEITUNGA (LUANDA)

Perfil da vice-governador PARA O SECTOR Técnico e Infra-estruturas de LUANDA

CRISTIANO MÁRIO NDEITUNGA

Filha de: Mário Saumbwako e de Leonor Ndaedelao

Nasceu no dia 24 de Setembro de 1966

Natural do Ombadja, província do Cunene

Frequentou os seus estudos primários na Missão Católica em Okanautoni e no Xangongo, Município de Ombadja, Província do Cunene. 

De 1979 a 1984 frequentou o ensino secundário na Ilha da Juventude, na República de Cuba. 

Em 1984 foi alistado às Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), tendo frequentado e concluído em 1986 a formação média do curso de Mando Tático de Defesa Anti Aérea, na Escola Militar Inter Armas de Sinferópol, na Crimea, na Ex- União Soviética (actualmente Rússia). 

Em 1987, foi colocado na Repartição da Defesa Anti Aérea da Frente Sul, na cidade do Lubango, Província da Huíla. 

Em 1989, foi transferido para Cahama, Província do Cunene, onde desempenhou as funções de Chefe do Posto Comando da Brigada de misses anti-aéreos "Quadrat", função que desempenhou até a sua desvinculação das forças armadas em 1991. 

Depois da sua desvinculação trabalhou na camionagem e depois como professor de física na escola da N'gola na cidade do Lubango. 

Em 1993, ingressou no curso de Ciências Físicas no Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) do Lubango, tendo-se transferido para a Faculdade de Engenharia em Luanda, depois de concluir o 2º ano académico. 

A partir de 1995, enquanto frequentava o curso de Electrotecnía na Faculdade de Engenharia, da Universidade Agostinho Neto, trabalhou como professor de matemática na escola da Ilha de Luanda e representante em Luanda do Governo Provincial do Cunene, para abastecimento técnico- material. 

Em 1998, beneficiou de uma bolça de estudos da Sonangol para os Estados Unidos de America, onde, em 2003, licenciou-se em Construção Civil, na especialidade de Gestão de Obras, na Purdue Univercity, em West Lafayette, no Estado de Indiana. 

De 2003 à 2005, frequentou e concluiu o Mestrado em Gestão de Empresas (MBA), na Barry University, uma universidade católica em Miami, no Estado de Flórida. 

Em 2006, ingressou na Sonangol, tendo sido solicitado em comissão de serviço, para desempenhar as funções de Director Província I do Ordenamento do Território e Urbanismo na Província do Cunene. 

Em 2007, foi nomeado, em comissão de serviço, para desempenhar as funções de Director Geral do Instituto Nacional do Ordenamento do Território e Habitação (lNOTU). 

Em 2009, foi nomeado em comissão de serviço, para desempenhar as funções de Vice-Governador Para os Serviços Técnicos e Infraestruturas da Província do Cunene, tendo sessado o mandato depois das eleições de 2017.

Em 2018, foi nomeado em comissão de serviço, para desempenhar as funções de Director Nacional do Ordenamento do Território e Urbanismo, do Ministério do Urbanismo e Habitação.

Em 2019, devido ao processo de "Regeneração", voltou à Sonangol, tendo sido nomeado em comissão de serviço, Director Geral Adjunto da Kwanda, Lda, empresa participada da Sonangol, com a vocação de prestação de serviços de logística ao sector do petróleo e gás.

Em Setembro de 2021, foi nomeado em comissão de serviço, para desempenhar as funções de Vice-Governador Para os Serviços Técnicos e Infraestruturas da Província de Luanda, missão que desempenha até o presente momento. 

Fala Oshiwambo, Inglês, Espanhol e Russo.