DEOLINDA ÓDIA PAULO SATULA VILARINHO (LUNDA NORTE)

Perfil da vice-governadora PARA O SECTOR POLÍTICO, SOCIAL E ECONÓMICO da LUNDA NORTE

DEOLINDA ÓDIA PAULO SATULA VILARINHO

Filha de: Almeida Paulo Satula e Suzana Puto

Nasceu no dia 7 de Novembro de 1963

É graduada em Administração pela Universidade de Brasília, República Federativa do Brasil, frequentou o curso Médio Gestão de Pessoas e também os cursos de Psicologia e Desenvolvimento; Inspecção, Disciplina e Fiscalização Laboral; de Liderança e Ética Comportamental; bem como acções do nível básico de Informática de Recursos Humanos.

No âmbito político e associativismo, ingressou em 1976 na Organização dos Pioneiros de Agostinho Neto e ainda como Membro e Guia do Comité Nacional da JMPLA-PT; pertenceu a Associação dos Alunos do Ensino Médio, onde desempenhou as funções de Secretária da Cultura na Escola de Base do IIIº Nível do Dundo; tendo exercido a função de secretária para a mobilização na província do Huambo e chefe de grupo feminino da colheita de café na província de Cabinda município de Buco-Zau e do corte da banana no vale do Cavaco.

Deolinda Vilarinho entrou para o MPLA em 1976; um ano depois eleita membro do Comité Municipal do Partido e da OMA no Cambulo; em 1999 subiu a membro do Comité Provincial do Partido na Lunda Norte, até a presente data.

Ao nível profissional foi secretária da Endiama no -Município do Cambulo em 1986 e chefe de Sector de Inspecção e disciplina laboral um ano depois;

Nos anos subsequentes foi responsável do Sector de Força de Trabalho e Salários da Endiama, secretária Sénior das Direcções do Penz, da área Mineira, também de Operações Mineira ITM e, da Direcção Geral da Sociedade Mineira do Chitotolo, onde igualmente foi chefe do Sector de Fiscalização e Disciplina Laboral, no município do Cambulo, Lunda Norte.

De 2008 a 2012 foi Deputada a Assembleia Nacional, tendo em 2012 nomeada membro da Comissão Executiva e Coordenadora do Grupo de Acompanhamento para o município de Lucapa e, consequentemente Vice-Governadora para o Sector Político, Social e Económico da Província da Lunda Norte, cargo que exerce até a presente data.

Deolinda Vilarinho participou de distintos seminários sobre Excelência Organizacional, Liderança, Estratégia de marketing, Capacitação de Técnicas administrativas e, bem como Prevenção HIV na província do Moxico. E, sobre Ética e conduta social, Assuntos Jurídicos e Aperfeiçoamento Politico na Lunda Norte.

Participou dos IIIº, IVº e Vº Congressos Extraordinários do M.P.L.A; dos Colóquios da SADC, Mulher Parlamentar e Promoção da Mulher e das Jornadas do Grupo Parlamentar da Mulher e do MPLA em Luanda, do Grupo Parlamentar do M.P.L.A do Huambo, Benguela, Caxito e Política da O.M.A.

Suas principais áreas de actuação política foram as coordenações da célula do partido MPLA da Empresa Penz, do Projecto de Exploração Mineira da vila do Nzagi; da célula do partido MPLA e da OMA, da Sociedade Mineira do Chitotolo; do Grupo de Acompanhamento nos CAPs do Bairro Camatai, Bairro Entra–Bem e Terra-Nova no Cambulo; Deputada da Assembleia Nacional na Legislatura; Membro do Comité Central do MPLA e actualmente Vice-Governadora para o Sector Politico, Social e Económico da Lunda Norte.                     

Quanto as actuações sociais, Deolinda Vilarinho foi coordenadora dos encarregados de educação na Escola de II Nível do Cambulo (em dois mandatos); Presidente do Grupo " Legião de Maria” da Igreja Católica do Cambulo; Membro das Caritas de Angola e membro do Grupo de liturgia do Chitato. 

Fala igualmente os seguintes idiomas, Português, Francês, Txiluba e Tchokwé.