AGOSTINHO DA ROCHA FERNANDES DA SILVA (BENGO)

Perfil do vice-governador PARA OS SERVIÇOS TÉCNICOS E INFRA-ESTRUTURAS do bengo

AGOSTINHO DA ROCHA FERNANDES DA SILVA

Nasceu aos 15 de Julho de 1973

Natural do Rangel, província de Luanda

DADOS ACADÉMICOS

Estudos primários concluídos na escola 12204 Colégio da Graça Terra Nova.

Estudos preparatórios concluídos na escola Ngola Mbamdi.

Ensino pré-universitário concluído no PNIV central.

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL).

Pós-graduado em Administração Pública e Direito Administrativo e Direito Fiscal, pela Universidade Autónoma de Lisboa.

HABILITAÇÕES PROFISSIONAIS

Curso Profissional, concluído em 1993 durante 12 meses, o Curso Integrado de Processamento de Dados na Empresa MICROCAMPINTERNACIONAL, em Lisboa - Portugal.

URBACONTROL SUB EMP. AGORFERSI Construção Lda, Amadora-Reboleira.

Construção de 2 edifícios de apartamentos de 4 pisos em Queluz, Lisboa.

Construção de diversas obras de habitação, escritórios e armazéns.

Em Angola trabalhei como director técnico da empresa SOCLA, Sociedade Construções Luso-angolana, obra realizada a favor do INEA na reabilitação do troço Quibaxi / Bula Atumba, com extensão de 47 km em terraplanagem, em 2003/2004.

Para empresa do GRUPO EK. HOLDING (MALUMIAG LDA) em obras realizadas no Lar Patriota na Urbanização Harmonia, (construção de moradias T2, T3, T4).

Abril de 2007 ingresso nos quadros da ENCIB (G.P.L) na direcção técnica.

Construção do edifício sede da ENCIB.

Construção da PH da rua do MAPESS, Município do Kilamba-kiaxi.

Construção da passagem Hidráulica da rua 11 de Novembro e reabilitação da via estruturante, incluindo PH do Município de Viana, afecta a Igreja São Francisco de Assis.

Execução da via estruturante GRAFANIL-BAR, aterro sanitário, terraplanagem e asfaltagem como Director de Obra por parte da ENCIB.

Estruturação da via de acesso a Urbanização Musseque Kapari Município de Cacuaco e construção da ponte para acesso a Urbanização.

Estudo de Análise e Prospecção de Materiais Drenantes e de Restabelecimento de Bases e Sub-bases, nomeadamente o Tout-Venant, rachão e solos britados na jaziga da empresa (ENCIB – terra verde) e jaziga de rocha asfáltica dos Libongos, criação das bancadas de corte para exploração, na Comuna da Barra do Dande, província do Bengo.

Em 2008 ingresso nos quadros do Governo Provincial de Luanda, tendo sido de acordo com a Lei 02/07, nomeado indicado para interinar o cargo de chefe de Repartição dos Serviços Técnicos do Município do Sambizanga. Dentro do programa de gestão municipal, dirigi e projectei várias obras nos domínios da Água, Energia, reabilitação das vias terciárias e estruturantes, construção de PT’S, Fontenários principais, abastecimento de água às populações, lançamentos redes eléctrica em alguns bairros do Município.

Director Técnico na empresa Malumiag, Lda obra de reabilitação do Bloco de Pediatria do Hospital Geral de Luanda, 2016.

Curso Profissional – concluído em 1993 durante 12 meses, do curso Integrado de Processamento de Dados na empresa MICROCAMP INTERNACIONAL em Lisboa – Portugal.

Curso de Engenharia de Cálculos em 2008 na SPACE, Projecto Brasil.

Curso de Liderança e Gestão de Conflitos do G.P.L na (L.C.T) Luanda Consulting Team, em Janeiro 2011.

Curso de Elaboração e Gestão de Planos Directores no IFAL em Outubro 2011.

Curso Avançado em Gestão Orçamental e Contabilidade Pública na (L.C.T).

Consulting Team em Lisboa Portugal, Julho de 2013.

Curso na Academia de Liderança para Vice-Governadores para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas (IFAL) em Julho de 2014.

Curso 6 Locais de Trabalhos Seguros e Saudáveis – Organização e Prevenção, na Cidade do Rio de Janeiro, Brasil em Julho de 2017.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Director Técnico da empresa AGOROFERSI, em Lisboa 2001/2003.

Presidente do Conselho de Administração da Agorofersi Construção Lda, Queluz, de acordo com o Diário da República portuguesa III série de 28/9/2009, nº 226.

Em Dezembro de 2006, no período Pós-laboral, leccionei no Instituto de Formação Tecnológica de Angola (IFTA) o curso de Engenharia nas cadeiras de Desenho Técnico e Construção Mecânica, tendo interrompido este ciclo por motivos profissionais em 2007.

OBRAS DIRIGIDAS E EXECUTADAS

Luseca e Agorofersi construções Lda em Lisboa.

Residência oficial do 1º Ministro de Portugal (corpo de segurança).

Construção do Centro de Formação Alda Lara de Vasconcelos (Colares, Sintra).

Construção e Ampliação do piso 0 do Hospital São Bernardo em Setúbal.

Ludgero Castro Leça do Balio, Porto.

Conservação e restauro da Casa Museu Carlos Relvas Rolegã, Portugal.

Obras de conservação e restauro do Palácio do Marques de Pombal, Lisboa.

Reabilitação do Bloco de Pediatria do Hospital Geral de Luanda, pela empresa Malumiag Lda, 2016.

Reabilitação da sede da Ordem dos Engenheiros de Angola (OEA), 2017.

ASSOCIATIVISMO

Membro da Ordem dos Engenheiros Técnicos de Portugal com a cédula profissional nº 27313.

Membros da Ordem dos Engenheiros de Angola com a cédula profissional nº 1719.

Membro Conselheiro da Associação lusófona de Engenharia de Segurança Higiene no Trabalho (Portugal, Brasil, Angola Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guine Bissau).

Presidente da Associação Profissional dos Engenheiros Técnicos de Angola.

Consultor da Presidente da Associação Profissional dos Engenheiros Técnicos de Angola (APET).

Membro conselheiro do Conselho Fiscal da Associação Lusófona de Engenheira e Segurança e Saúde no Trabalho (ALENGESST). (Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe).

FUNÇÕES EXERCIDAS NO APARELHO DO ESTADO

Administrador adjunto do Sambizanga, 2009/2011.

Administrador adjunto do Sambizanga, 2011/2012.

Vice-presidente da Comissão Adminstrativa da Cidade de Luanda para área técnica, 2012-2013.

Vice-Governador de Luanda para área técnica, 2013/2015.

Secretário Executivo do Gabinete de Coordenação de acesso ao Novo Aeroporto Internacional de Luanda no Ministério dos Transportes,2017/2018.

Consultor técnico do gabinete do Governador de Luanda General Francisco Lopes Higino Carneiro,2015/2018.

Assessor de Sua Excia Governadora do Bengo, de Abril a Dezembro de 2019.

Vice-Governador do Bengo P/Serviços Técnicos e Infra-estruturas, desde Dezembro de 2019 até a data actual.

Consultor Técnico do Centro de Inteligência e Ensino em Serrazolas Colares, Sintra, Portugal, exercendo actualmente.

Assessor da Ordem dos Engenheiros Técnicos de Portugal (OET).

POLÍTICA

Ingressei na OPA, Organização do Pioneiro de Agostinho Neto (cujo lema era pioneiro Agostinho Neto na construção do socialismo tudo pelo povo) em 1979, na escola 12204 ex- Colégio da Graça Município do Rangel bairro Terra Nova.

Em 1984, tendo continuado os estudos, na escola do 1º e 2º nível Ngola Mbandi, fiz parte da direcção da associação dos alunos do ensino médio onde o líder desta organização estudantil, era o camarada José Manuel consequentemente, participei em várias actividades da JMLA na escola.

Participei no 2º Acampamento do OPA e Ciclo de interesse, na Base Central de reparação BCR unidade pertencente as extintas FAPLAS.

Após este período em 1992 viajo para Portugal dando continuidade dos meus estudos superiores no Instituto Superior Engenharia de Lisboa (ISEL), licenciando me em e Engenharia Civil em 1999.

Sempre fiel aos ideias do partido no exterior tive sempre contactos com os camaradas Mário Pinto de Andrade, Albino Carlos, André Rodrigues Mingas, Adélia de Carvalho e outros. Para dar seguimento as actividades da JPMLA no exterior.

Alguns condicionamentos tais como habitação permanente, o custo de vida, a adaptação no exterior fizeram com que não fosse possível o meu engajamento 100% na organização.

Após regresso em Angola em 2006 reintegrei-me nas fileiras do partido, militando no CAP. n. 107 do município de Cacuaco no Panguila com o cartão de militante 489122, transferido em 2010 no dia 07 de Maio para o Município do Rangel como membro de direcção como segundo secretário do CAP. Participei em várias conferências distritais e municipais.

Dando o meu contributo para o engrandecimento do partido participei em várias actividades políticas nas vestes de Administrador adjunto do Sambizanga, vice-presidente da cidade de Luanda para área técnica, vice-governador para área Técnica de Luanda na companhia do primeiro secretário provincial de Luanda e Governador provincial camarada Bento Bento, consultor técnico do Governador Francisco Higino Lopes Carneiro e primeiro secretário do partido em Luanda.

Fiz parte da comissão preparatória da assembleia de balanço e renovação de mandatos CAP Nº 8 como coordenador da comissão de redacção e secretariado.

Em 2019 por inerências das funções como assessor de Sua Excelência Governadora provincial e primeira secretária do partido no Bengo fui destacado em comissão de serviço na referida Província.

Eleito Membro da Comissão Executiva do partido da província do Bengo na 7ª Secção Extraordinária no âmbito do alargamento no dia 06 de Julho de 2019.

Coordenador adjunto do grupo de acompanhamento do Município de Nambuangongo e Coordenador da comuna do Quicunzo do partido na província do Bengo com participação activa em várias conferências provinciais, municipais e comunais cargos que exerço até a data actual.

LÍNGUAS

Português: Falado e escrito fluentemente;

Inglês: Intermédio falado e escrito;

Francês: Intermédio falado e escrito.