Governo
20 Março de 2022 | 23h03

ÚLTIMOS DOIS ANOS

Sector da Agricultura e Pescas regista crescimento acima de 2.5 por cento

Nos últimos dois anos, o sector da Agricultura e Pescas teve um crescimento acima de 2.5 por cento, segundo o ministro da Agricultura e Pescas, António de Assis. 

Durante a segunda edição do CaféCIPRA, realizado esta sexta-feira, 18 de Março, pelo Centro de Imprensa da Presidência da República de Angola (CIPRA), António de Assis disse que o sector está a passar por um processo de reforma e reorganização, tendo sido dado passos significativos, nos dois últimos anos.

"O que nós hoje somos capazes de produzir não é suficiente para as necessidades que o país tem, mas já saímos da etapa zero ou quase zero para uma etapa em que praticamente em todas as províncias, em todos os municípios, podemos encontrar produtos agrícolas com alguma frequência e facilidade”, assegurou.

O ministro recordou que durante os períodos altos da pandemia, apesar das importações terem estado condicionadas praticamente em quase todo mundo, em Angola não faltou alimento. 

"Temos que perceber que com a pandemia, as importações também não se tornaram fáceis. Os recursos financeiros deixaram de ser tão avultados como na era anterior e todos nós tivemos que fazer uma reflexão sobre a necessidade de produzirmos a nível interno, aquilo que fundamentalmente precisamos”, referiu.

António de Assis explicou ainda que o país está  a atravessar um momento de mudanças profundas na sua economia, que tem que ser percebida por todos, para que sejam encontrados os melhores resultados neste domínio. 

"Para entendermos o que esta a acontecer na agricultura em Angola, temos que perceber as etapas de desenvolvimento do país, etapas em que atravessamos um período muito crítico, em que a economia era totalmente dependente da exportação de petróleo e diamantes”, frisou. 

Na sua perspectiva, o país está no bom caminho e com um rumo que está a ser seguido. Além disso, acrescentou, há em todo país um despertar para a necessidade de produzir e de se ultrapassar as dificuldades do passado.

Actualmente, referiu ainda, a agricultura familiar e a agricultura empresarial são duas áreas que se complementam e trabalham em conjunto em prol das melhorias que se pretende.