Economia
15 Junho de 2020 | 14h18

Turquia interessada nos produtos nacionais

O embaixador da Turquia, Yasin Seher, manifestou o interesse do seu país em estreitar relações comerciais com Angola.

O Ministro da Indústria e Comércio, Victor Francisco dos Santos Fernandes, no âmbito das relações comerciais entre Angola e a Turquia, recebeu em audiência, nesta quinta-feira, 11 de Junho, o Embaixador da Turquia em Angola, Yasin Seher, e a sua delegação, com objectivo de abordar questões relacionadas com à cooperação bilateral, em diversos sectores da esfera industrial e comercial.

Ao tomar a palavra, o embaixador da Turquia, Yasin Seher, manifestou o interesse do seu país em estreitar relações comerciais com Angola.

No decorrer do encontro, o Embaixador endereçou um convite ao titular da pasta da Indústria e Comércio, no âmbito do fórum económico, a ser realizado em Istambul, Turquia, nos dias 8 e 9 de Outubro, caso a situação da pandemia se estabilize, a participar do evento.

Segundo o Embaixador, as relações entre ambos os paises rondam à volta dos 2 milhões de dólares, o que não é muito satisfatório, mas alegra-se pelo facto de algumas companhias turcas manifestarem o interesse em investirem em Angola, no sector aéreo, mineiro, agrícola,  nas exportações dos produtos nacionais, no sector portuário, bancário, entre outros julgados importantes no âmbito da diplomacia económica, caso haja aberturas para que estes investimentos sejam efectivados.

“Estou feliz, uma vez que um dos grandes investimentos da companhia Turca vai centrar-se essencialmente no sector mineiro” realçou.

Informou igualmente que o Ministério do Comércio da Turquia, tem em carteira a criação de um Centro logístico em África, que irá potenciar a comunidade a nível de Exportação e Importação e têm em vista a questão do Porto do Lobito, para ,possivelmente, ser um dos centros. “No entanto, nós, a um breve trecho, voltaremos a bater as portas do senhor Ministro, no sentido de dar-nos algumas orientações para a efectivação deste projecto do Ministério Turco”, explicou.

O Presidente da Câmara de Comércio Angola /Turquia, Fernando Celô, informou que a linha de acção da instituição é a diplomacia económica. Entretanto, o Ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, fez saber que Angola esta disponível para estreitar relações através da indústria e do comércio, por serem duas áreas onde Angola reconhece um parceiro credível, com capacidade e know how para ajudar Angola a eliminar a lacuna que ainda há no desenvolvimento desses sectores.

“Angola quer se transformar num país exportador. Para isso, tem de criar condições objectivas e facilitadoras da exportação”, disse Victor Fernandes.

Quanto a questão da integração financeira, para Angola faz sentido que haja de facto uma relação entre uma instituição financeira bilateral, porque irá facilitar, do ponto de vista do relacionamento com o sistema financeiro, as trocas comerciais e de negócios que os dois países queiram vir a estabelecer.

Com o objectivo de subir alguns degraus no doing business, Angola está a lidar com a burocracia de uma forma pragmática, visto que se encontra neste momento num processo de graduação para um país de rendimento médio.

“Queremos olhar para estes temas, resolvê-los para que estes não sejam um factor de inibição para essa graduação”, explicou Ministro.

De formas a criar um ambiente de negócios mais atractivo para o investimento estrangeiro, o Governo angolano, tomou a iniciativa de eliminar questões de natureza burocrática, introduzindo tecnologia, digitalizando processos e tornando os fluxos necessários para o relacionamento do negócio mais facilitado.

Entretanto informou que foram criadas a Janela Única do Investidor, gerida pela AIPEX, a Janela Única do Comércio Externo, que é materializada pelo Comité Nacional de Facilitação do Comércio, que deverá estar pronta brevemente, aonde todas as questões relacionadas com a importação e exportação, serão endereçadas de forma tecnológica, facilitando o acesso das entidades importadoras ou exportadoras ao processo através de uma plataforma tecnológicas.

Fizeram parte do encontro os Secretários de Estado da Indústria, Ivan do Prado, do Comércio, Amadeu Alves Leitão Nunes e o Director Nacional do Gabinete Jurídico e Intercâmbio, Adelino Sapalanga Domingos e Técnicos.