Economia
17 Julho de 2020 | 16h38

Suspensa actividade de duas fábricas de detergentes

Constataram-se irregularidades no seu funcionamento, como a inobservância das condições de higiene e segurança no trabalho.

Duas instituições industriais, em Luanda, têm a sua actividade suspensa, desde a manhã desta sexta-feira, 17, depois duma jornada de inspeção realizada pelo Ministério da Indústria e Comércio (MINDCOM).

Durante a visita às duas unidade fabris,  uma localizada no Polo de Desenvolvimento Industrial de Viana (PIV), outra, na Zona Económica Especial (ZEE), ambas vocacionadas à produção de detergentes, constataram-se irregularidades no seu funcionamento. A falta de condições de higiene e segurança no trabalho, para além de inconformidade na documentação das mesmas, foram os aspectos de realse.

Segundo o Director Nacional da Industrial (DNI) do MINDCOM e coordenador da comissão multilateral que esteve em missão, Cesar Cruz,  explicou que “as unidades industriais devem possuir Alvara Defenitivo, que é antecedido da licença ambiental, para poderem dar inicio a actividade de produção e comercialização”. Mas constatou-se que as as instituições operavam com Alvará Provisório, o que lhes habilitaria apenas a proceder a instalação e testagem de meios e equipamentos.

Em observância da Lei, alertou-se, ambas as unidades correm o risco de serem multadas se se aferir que os seus produtos, no que toca à qualidade, constituem risco para a população, no caso de já estarem em circulação no mercado.

Ao fim da jornada, ficou a orientação da devida reiterado que todas as unidades industrias de ambos os perímetros (PIV e ZEE), bem como as demais sediadas no territorio nacional, “devem estar preparada para uma eventual visita de constatação e verificação do cumprimento da legislação vigente” para o sector industrial.