Província
01 Julho de 2020 | 15h53

SPCB NO HUAMBO REGISTA 66 AFOGAMENTOS DURANTE I SEMESTRE DE 2020

Comemora-se nesta quarta-feira 01 de Julho, o dia Mundial de Salvamento, data instituída em 1979 pela Sociedade Mundial de Salvamento, sob proposta da Federação Internacional de Salvamento.

Comemora-se nesta quarta-feira 01 de Julho, o dia Mundial de Salvamento, data instituída em 1979 pela Sociedade Mundial de Salvamento, sob proposta da Federação Internacional de Salvamento.

O objetivo da data é alertar a população banhista, à uma actividade de natação consciente e de prevenção durante os banhos ou actividade de natação em praias marítimas, fluviais e outras.

Nesta perspectiva, a província do Huambo, no período de Janeiro à Junho do corrente ano, da negligência dos banhistas e o não cumprimento das medidas de prevenção no exercício de natação, o Serviço de Bombeiros registou (66) afogamentos e realizou o mesmo número de remoções de cadáveres, com maior predominância nos rios e cacimbas, com vítimas de 01 a 80 anos.

No mesmo período foram resgatados com vida, oito cidadãos, os quais estavam em eminência de afogamento em cacimbas, não consumados graças à pronta intervenção das forças e a comunicação oportuna dos cidadãos.

Refira-se ainda que o órgão extinguiu 63 incêndios no sector residencial, com danos materiais avaliados em (4.779.000.00) kz. As causas dos incêndios foram curto-circuitos, fuga de gás, negligências e fogo posto.

Nas palavras do Director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação local, "os números apresentados devem servir de reflexão para todos nós. Devemos saber que toda a actividade de natação deve avaliar primeiro se os envolvidos sabem nadar e se há boas condições para o fazer".

A Sociedade Mundial de Salvamento recomenda empenho de todos e observância permanente das medidas aludidas para que se evitem os afogamentos e outros sinistros que colocam em risco a vida humana.