Sociedade
21 Fevereiro de 2022 | 11h02

SOLIDARIEDADE

Fundação Ngana Zenza lança projecto de desenvolvimento comunitário

A localidade do Toco, no município do Lubango, província da Huíla, vai beneficiar do Projecto de Desenvolvimento Integrado Comunitário (PDIC).

A iniciativa é da Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário (FDC), lançada publicamente este sábado, 19 de Fevereiro, numa Gala que contou com a presença da patrona da Fundação, a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, e do  Presidente da República, João Lourenço.

Na ocasião, Ana Dias Lourenço disse que o PDIC é um projecto piloto que poderá ser replicado em outras comunidades.

"O grande objectivo do PDIC, a médio e longo prazo, é assegurar um modelo de desenvolvimento rural e local, integrado, sustentável e autossuficiente, orientado para a melhoria das condições de vida da comunidade, através da promoção de acções planeadas e executadas, de forma participada e articulada, com os diversos sectores da economia e da sociedade”, esclareceu.

Ana Dias Lourenço disse ainda que a Fundação tem como objectivo a criação e promoção de projectos multissectoriais que visam melhorar as condições de vida e contribuir para o bem-estar das famílias e da sociedade.

"Queremos ser uma referência diferenciadora, com respostas concretas e adaptadas às necessidades, realidades e desafios do nosso tempo, com especial foco no mundo rural e nos grupos mais vulneráveis da sociedade, como as crianças, os jovens, em particular a jovem menina, idosos, as portadoras de deficiência e as mulheres”, realçou.

Entre os projectos da Fundação Ngana Zenza consta também o "Tata Uhayele” (Cuide da sua saúde, em umbundo), que consiste em levar cuidados de saúde primários às populações mais necessitadas através de carruagens clínicas ferroviárias no corredor Lobito-Luau.

O propósito é fazer chegar as carruagens clínicas às comunidades das províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico, com particular atenção ao atendimento a crianças, adolescentes e mulheres.

Outra iniciativa da Fundação é a Plataforma "Dikota_E6.0”, disponível em www.dikota.ao, que tem por objectivo valorizar e captar experiências, sensibilizando a sociedade para a promoção da solidariedade entre gerações e o envelhecimento activo, assim como a educação e a formação.

"É uma plataforma de construção do futuro, mas assente no nosso passado e nas nossas pessoas, onde as gerações mais velhas se unem aos mais jovens na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Confesso que é um projecto que acarinho muito, até porque eu própria já sou uma Dikota!”, frisou.

Constituída a 20 de Fevereiro de 2020, a Fundação N’gana Zenza é uma homenagem a mãe da Primeira-Dama da República, a Senhora Isabel, também tratada por "N’gana Zenza”.