Política
29 Janeiro de 2021 | 15h01

SITUAÇÃO POLÍTICA E DE SEGURANÇA NA RCA

Chefe de Estado angolano quer solução justa e sustentável

Uma oportunidade para a busca dos melhores caminhos para uma solução justa e sustentável que garanta a paz e a segurança na República Centro-Africana. 

Foi assim que o Presidente da República considerou a Mini-Cimeira sobre a situação política e de segurança na RCA, realizada na manhã desta sexta feira, 29 de Janeiro, em Luanda. 

A cerimónia contou com a presença dos Chefes de Estado do Congo, Denis Sassou Nguesso, do Chad, Idriss Déby e da República Centro-Africana, Faustin Archange Touadéra.

Da República do Sudão veio o representante Abdel Fattah, chefe do Conselho de Transição Nacional, do Ruanda, um representante do Chefe de Estado, Paul Kagame, dos secretariados executivos da CEEAC e da CIRGL, Gilberto Veríssimo e João Samuel Caolo, respectivamente.

Às personalidades e delegações dos países participantes, o Chefe de Estado angolano transmitiu a responsabilidade que se impõe na defesa da paz, da segurança e da estabilidade política e social dos referidos países.

O Presidente de República aproveitou o momento para lançar um apelo a toda classe política e sociedade civil centro africana para ultrapassarem as divergências que ainda prevalece.

A terminar o seu discurso, João Lourenço expressou o desejo de serem produzidas conclusões que ajudem, de forma prática, a melhoria da situação vigente na República Centro-Africana, com vista a permitir que se inicie a nova era de paz, estabilidade e de prosperidade para os povos da região.