Governo
07 Abril de 2022 | 22h04

REPRESENTANTE ESPECIAL DA ONU

Destacado papel de Angola para o bem-estar dos países dos Grandes Lagos e da África Central

A região dos Grandes Lagos e a Comunidade Económica dos Estados da África Central cresceram bastante, em todos os aspectos, com o contributo de Angola.

O reconhecimento veio do Representante Especial e Chefe do Escritório Regional das Nações Unidas para África Central, François Lounceny Fall, recebido em audiência pelo Presidente da República, João Lourenço, nesta quinta-feira, 7 de Abril, no Palácio Presidencial.

O diplomata ao serviço da ONU, terminou a sua missão de cinco anos em Libreville, e foi à Cidade Alta despedir-se do Chefe de Estado angolano. 

No final do encontro, François Lounceny Fall, de nacionalidade guineense, disse aos jornalistas que aproveitou agradecer ao Presidente João Lourenço por tudo que tem feito para o estabelecimento da paz nas regiões Central e dos Grandes Lagos, em África. 

"De facto, Angola teve um papel central na redinamização da região. Desde a minha chegada a este posto pude observar e fui, de facto, testemunha ocular dos esforços que Angola fez para o bem-estar da região. Como sabem, Angola preside a Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos e um cidadão angolano, que é o general Veríssimo, está à frente da CEEAC, dois organismos da região que tem um papel importantíssimo para a estabilização da região”, assinalou. 

O representante especial admite que ainda há muito a fazer, mas considera importante destacar os esforços feitos por Angola ao longo dos anos. 

Por outro lado, François Lounceny Fall garantiu que as Nações Unidas continuarão a ajudar Angola nos seus esforços para o desenvolvimento económico, social e consolidação da democracia.

"Os problemas não acabaram, não vão acabar agora. Estamos a trabalhar, e deixei isso bem patente ao Presidente de Angola, que estou a sair daqui com garantias de que as Nações Unidas continuarão a prestar a sua assistência à Angola. E nós queremos ver Angola sempre a prestar atenção aos assuntos da região, para conseguirmos, de facto, atingir os objectivos que fixamos”, concluiu.