Governo
23 Março de 2022 | 10h03

RELAÇÕES BILATERAIS

Arábia Saudita anuncia abertura de Embaixada em Angola

A Arábia Saudita anunciou para breve a abertura de uma embaixada em Angola, no âmbito do reforço das relações de cooperação entre os dois países.

 

A informação foi avançada por Ahmed Kattan, enviado especial do Rei Saudita, Salman Bin Abdulaziz Al Saud, recebido em audiência, esta terça-feira, 22 de Março, pelo Presidente da República, João Lourenço, no Palácio Presidencial.

 

Segundo Ahmed Kattan, os dois países procuram as melhores vias de interação para o reforço das relações de cooperação.

 

"Neste encontro, aproveitamos a ocasião para discutir o reforço das relações entre os dois países e as vias em que, cada vez mais, podemos interagir. E também informei ao senhor Presidente da República que a Arábia Saudita tomou recentemente a decisão da abertura da sua embaixada aqui em Angola”, frisou.

 

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, que participou no encontro, considerou a abertura da embaixada um gesto de reciprocidade, depois de Angola já o ter feito na Arábia Saudita.

 

De acordo com o ministro, a medida, demonstra também a vontade da Arábia Saudita em continuar a reforçar as relações com o continente africano.

 

"A Conferência África-Árabia Saudita estava para ter lugar, mas devido à pandemia está ainda em preparação e a Arábia Saudita anuncia que vai com certeza marcar uma nova etapa da história da relação com o continente”, realçou.

 

Téte António disse, igualmente, que a ocasião serviu para manifestar o apoio de Angola a candidatura da Arábia Saudita para a realização da EXPO 2030.

 

"A Arábia Saudita é candidata a acolher a EXPO 2030 e a República de Angola gostaria de manifestar o seu apoio a esta candidatura da Arábia Saudita”, declarou o ministro angolano.

 

O enviado especial do rei da Arábia Saudita agradeceu este apoio de Angola.