Governo
24 Janeiro de 2022 | 16h01

REI DO BAILUNDO SATISFEITO COM OBRAS DO PIIM

As condições de vida das populações na região Centro e Sul do país estão a melhorar com a construção de infra-estruturas sociais no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

O reconhecimento é do rei do Bailundo, Isaac Francisco Lucas "Tchongolola Tchongonga”, que foi recebido em audiência, esta segunda-feira, 24 de Janeiro, pelo Presidente da República, João Lourenço, no Palácio Presidencial.

"As nossas populações estão bastante alegres por aquilo que está acontecer na nossa região”, afirmou.

Entre as várias obras que estão a ser erguidas no âmbito do PIIM, o rei do Bailundo destaca a construção do Palácio Real, 35 residências para os membros da Corte, quatro jangos, uma escola de 12 salas de aulas, um centro hospitalar com capacidade de 22 camas e os sarcófagos dos antigos soberanos do reino.

Isaac Francisco Lucas agradeceu ao Presidente João Lourenço pela execução do PIIM e o encorajou a prosseguir com o projecto.

"O nosso Presidente deu a esperança ao povo da região Centro e Sul de que as obras do PIIM vão continuar para fazer face aos problemas socioeconómicos da nossa região”, realçou.

O soberano do reino do Bailundo realçou, por outro lado, a união das autoridades tradicionais na abordagem dos problemas sociais.

"O rei do Bailundo neste momento está a congregar todas as autoridades tradicionais adjacentes ao Reino do Bailundo, que é a província do Huambo, Bié, Cuanza Sul, uma parte da província da Huíla. E o trabalho tem andado muito forte, porque temos reunido constantemente para velar pelos problemas da nossa sociedade”, disse.