CORONA
24 Dezembro de 2020 | 12h12

QUADRA FESTIVA

População aconselhada a manter cuidados contra a COVID-19

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, apelou à população a continuar com a cumprir com as medidas de prevenção contra a COVID-19 durante a quadra festiva, com vista a reduzir os níveis de contaminação no país e proteger a vida de todos.   

Sílvia Lutucuta pediu que se evitem os aglomerados, festas e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, pois esta prática gera alteração no comportamento das pessoas, e pode colocar a comunidade em situação de risco. 

Para os viajantes, apelou ao cumprimento obrigatório da quarentena domiciliar e a feitura do teste nos locais habituais, visando proteger as suas famílias e as comunidades. 

Sílvia Lutucuta deu a conhecer que o vírus Sars-Cov-2, que sofreu mutação, já circula em alguns países do mundo, afecta com maior abrangência a população mais jovem e é muito mais contagioso do que a tipologia actual da COVID-19. 

"O mundo está a olhar para uma segunda vaga da Covid-19 de forma desafiante, com o aparecimento de uma nova mutação do vírus Sars-Cov-2. Estamos preocupados com a hipótese de termos essa realidade em Angola, pensando sempre nas possíveis perdas humanas e no colapso do sistema de saúde”, disse a ministra.

Por essa razão, reitera que todos os cidadãos são chamados a cumprir as medidas de protecção individual e colectiva, por ser a única "arma” para combater o inimigo invisível que é a COVID-19.  

A ministra enalteceu o trabalho e os sacrifícios concedidos pelos profissionais de saúde, pelos efectivos da Policia Nacional, das Forças Armadas e por todos, que de forma directa ou indirecta, têm trabalhado para a redução do impacto da doença em Angola.