Governo
20 Abril de 2022 | 15h04

PROJECTOS HABITACIONAIS

Construídas mais de 39 mil casas nos últimos anos

Nos últimos anos, o Executivo construiu 39.259 mil fogos habitacionais em 12 centralidades e duas urbanizações.

A informação foi prestada pelo ministro das Obras Públicas e Ordenamento do Território, Manuel Tavares de Almeida, esta terça-feira, 19 de Abril, durante a quarta edição do CaféCIPRA, que abordou "A construção de grandes infra-estruturas”. 

O ministro fez saber que, além das 39.259 habitações, o Executivo construiu 5.015 casas sociais para efeitos de realojamento da população.

As políticas gizadas pelo Governo para pôr cobro a procura de habitação passa também pela disponibilidade de lotes para auto-construção dirigida. 

Neste domínio, segundo o ministro das Obras Públicas e Ordenamento do Território, já foram cedidos 887 lotes infra-estruturados e 1.608 lotes para auto-construção dirigida.

Quanto ao acesso às habitações, Manuel Tavares de Almeida disse que é por meio de concurso público ou por pagamentos através de várias modalidades, entre as quais a renda resolúvel.

Aos presentes e aos internautas que acompanharam a quarta edição do CaféCIPRA, o ministro deu a conhecer que estão em curso obras nas centralidades do Bengo, do Cuito, na província do Bié, de Cabinda, do Cazengo no Cuanza Norte, do Tucuve no Cuando Cubango, do Ekuma no Cunene, do Bailundo no Huambo, do Saurimo na Lunda Sul, da Carreira de Tiro em Malanje, e na centralidade do Luena na província do Moxico, além de casas sociais em Cabinda e Luanda.

O sector das infra-estruturas rodoviárias, um dos mais influentes para o desenvolvimento socioeconómico, foi destacado pelos resultados obtidos com a reabilitação e conservação de estradas, construção de pontes, e com a implementação do Programa de Salvação de Estrada (PSE), que conta com 24 projectos que abrangem um total de 1.780 quilómetros.

Até ao momento, segundo o ministro, foram reabilitados 1.649 quilómetros de estradas, 144 quilómetros da rede de vias urbanas, conservados 1.553 quilómetros de estradas, concluídos 3.799 metros lineares de pontes definitivas e instalados 809 metros lineares de pontes metálicas. 

A construção e conclusão de pontes definitivas abrangeu quatro províncias, nomeadamente as Lundas Norte e Sul, Benguela e Zaire, e instaladas sobre os rios Coporolo, Cutembo, Calualua e Luachimo.

Nas províncias do Bié, Cabinda, Cuando Cubango, Lundas Norte e Sul, Malanje, Moxico, Uíge e Zaire foram estabilizados 213 hectares de zonas ravinadas. 

As ravinas, causadas pelas chuvas em solos onde a vegetação é escassa, têm ameaçado cortar a circulação em alguns eixos rodoviários um pouco por todo o país, nos últimos anos.

A quarta edição do CaféCIPRA, que abordou "A construção de grandes infrae-struturas”, teve como facilitadores os ministros das Obras Públicas e Ordenamento do Território, Manuel Tavares de Almeida, da Administração do Território, Marcy Lopes, e das Finanças, Vera Daves.