Governo
20 Dezembro de 2021 | 11h12

PROJECTO “RODA DO AMOR”

Primeira-Dama festeja o natal com crianças desfavorecidas

Mais de 100 crianças dos lares de acolhimento Kuzola, Remar e do Centro Provisório de Acolhimento de Viana, festejaram o natal com a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, esta sexta-feira, 17 de Dezembro, no Jardim da Cidade Alta, em Luanda.

Com música, poesia, dança e presentes, a festa foi realizada no âmbito do projecto "Roda do Amor”, uma iniciativa da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, que já se tornou habitual em época natalícia.

Este ano, o programa aconteceu sob o lema: "Longe dos abraços, perto do coração” devido à pandemia da COVID-19 que afecta o

mundo inteiro, incluindo Angola. Esta situação impediu também que crianças de outras províncias se juntassem à festa.

Para Ana Dias Lourenço, apesar do número restrito de crianças presentes no evento, elas representaram as demais existente no país.

"Este ano, não queria deixar de fazer a festa da Roda do Amor, mesmo com a COVID-19. Decidimos e foi uma decisão muito e muito difícil. Mas achamos que deveríamos estar aqui todos juntos, com uma representação pequena de alguns meninos que certamente estão a representar os meninos da província de Luanda e também das outras províncias do país ”, disse.

Por não ser permitido abraços e apertos de mão, Ana Dias Lourenço partilhou o seu desejo de dar um "grande abraço” a todas as crianças presente na festa e a outras espalhadas por Angola.

"É meu desejo e da minha família que tenham um bom natal, um feliz natal, um bom dia de família e que no ano de 2022 possamos voltar a abraçar-nos, voltar a ter a nossa vida normal e fazermos uma festa muito grande da Roda do Amor”, referiu.

Durante a festa de natal, as crianças convidadas não esconderam a felicidade de receberem presentes e de participarem de uma festa ao lado da Primeira-Dama e do Presidente da República, que mais tarde se juntou à "Roda do Amor”.

Cristiano Emavacala, de 9 anos, do Centro Provisório de Acolhimento de Viana, disse com muita alegria que gostou de dançar, ouvir música e de receber brinquedo.

Os coristas Nayara Gaspar e Daniel Barros, ambos de 11 anos, que integram o grupo coral que entoou músicas de natal, agradeceram  a oportunidade de apresentarem o seu talento ao casal presidencial.

"Agradeço muito por esse evento, para nós crianças, e queria dizer que foi uma iniciativa mesmo muito boa”, falou Nayara.

Para Daniel, a festa com vários mimos e um bom acolhimento, correu bem. "Gostei bastante, gostei de ver a Primeira- Dama e o Presidente em carne e osso”.

A "Roda Do Amor” deste ano teve como objectivo intensificar a "chama” dos bons sentimentos, para que todas as crianças possam celebrar esta quadra festiva com mais esperança, fé, resiliência, amor e sentido de gratidão.