Economia
28 Julho de 2020 | 13h03

Projecto avícola distribui 11 mil pintos para criação

Projecto avícola distribui 11 mil pintos para criação Onze mil pintos de raça rústica foram distribuídos aos criadores familiares dos municípios de Cazengo, Cambambe, Lucala e Ambaca, no âmbito do programa do governo do Cuanza Norte de relançamento do projecto integrado de avicultura familiar orientado para o mercado.

Projecto avícola distribui 11 mil pintos para criação

Onze mil pintos de raça rústica foram distribuídos aos criadores familiares dos municípios de Cazengo, Cambambe, Lucala e Ambaca, no âmbito do programa do governo do Cuanza Norte de relançamento do projecto integrado de avicultura familiar orientado para o mercado.

Em declarações, neste domingo, à imprensa, Francisco Barros, um dos gestores do projecto, referiu que os pintos foram produzidos por sistema de “eclosão”, através de ovos recebidos do Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas, no quadro do repovoamento avícola.

De acordo com Francisco Barros, além da eclosão de pintos, o projecto iniciado em Janeiro deste ano, com três mil 500 aves distribuídas pelo Ministério da Agricultura e Pescas, está, igualmente, a produzir, semanalmente, quatro mil 200 ovos, a razão de 600 ovos/dia.

Esclareceu que, o projecto conta com 20 naves, 12 das quais em funcionamento. Conta com três mil e 500 galinhas poedeiras que estão a produzir ovos, cujos pintos serão distribuídos às famílias camponesas e criadores dos 10 municípios do Cuanza Norte.

O programa conta com apoio do Gabinete Provincial da Agricultura que, regularmente distribui vacinas e ocasionalmente ração. A unidade sob gestão de dois jovens empreendedores encontrava-se abandonada há mais de sete anos, tendo retomado a actividade em Janeiro deste ano, após beneficiar de três mil e 500 pintos em fase de crescimento, para o fomento da actividade avícola na localidade das Pambas, município do Lucala.

Angop