Governo
01 Janeiro de 2022 | 13h01

PROGRAMA ESPECIAL "ESTAMOS JUNTOS" DA RTP

PRESIDENTE DA REPÚBLICA ENDEREÇA MENSAGEM AOS POVOS DA CPLP

Na última noite do ano (31 de Dezembro), o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, participou, através de uma mensagem endereçada a partir de Luanda, na emissão especial da RTP que assinalou a transição de ano nos países da CPLP.

As palavras do Presidente João Lourenço dirigidas aos povos das nações que formam a Comunidade são as que se seguem:

"É com muito prazer que nesta Quadra Festiva me dirijo, através dos respectivos canais públicos de Televisão, a todos os telespectadores de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal, Brasil, Timor Leste e Guiné Equatorial, países unidos não só pela língua e a cultura mas, acima de tudo, por profundos laços de amizade e de solidariedade.

Os homens escolheram sempre o final de cada ano e início de um novo ano para lançarem um olhar retrospectivo ao já vivido e anunciarem as suas esperanças e expectativas para o futuro imediato. Cumprindo essa tradição num espírito fraternal, admitamos que não têm sido fáceis os tempos que vivemos nestes dois últimos anos. 

A pandemia que assolou todo o mundo, atravessando fronteiras e continentes, reforçou de forma quase escandalosa a evidência de quão desigual, desequilibrada e egoísta é ainda a actual Ordem Internacional. 

Ela teve, por outro lado, o mérito de demonstrar de forma clara e inequívoca que dependemos todos uns dos outros e que só juntos podemos fazer face a todos os desafios que se perfilam no horizonte, na salvaguarda da nossa comum Humanidade e do nosso planeta. É triste e lamentável que tenha sido um vírus a despertar a nossa consciência para essa realidade. 

Espero que essa nova consciência seja determinante para uma tomada de posição firme e coordenada de toda a comunidade internacional, face não só à ameaça representada pela expansão do vírus e das suas variantes, mas também face à pobreza e às desigualdades sociais e económicas, à crise climática, ao ressurgimento de regimes extremistas, ao fundamentalismo político e religioso e a todas as formas de opressão e exploração do ser humano.        

Saúdo em particular os cidadãos da comunidade de países falantes da língua portuguesa irmanados neste projecto comum, desejando que celebrem a Quadra Festiva num renovado espírito de entreajuda e solidariedade para com os mais necessitados e na certeza de que vamos continuar unidos. 

Unidos venceremos mais este desafio da luta contra a pandemia, que ameaça a saúde pública, ameaça nossas economias, nossa existência.

Desejo a todos um Feliz e Próspero Ano Novo!