Economia
16 Junho de 2020 | 17h06

Programa de Alívio Económico beneficia mais de 400 empresas

Um total de 440 empresas ligadas ao sector do Comércio e Distribuição já foi seleccionado a nível de todo o país, no quadro do programa de alívio económico ou apoio financeiro, lançado pelo Governo angolano, através de uma linha de crédito do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), no valor de 17,6 mil milhões de kwanzas, que visa o fomento à produção nacional.

O chefe do Departamento para a Economia, órgão afecto ao Ministério da Economia e Planeamento, Jerónimo Pongolola, revelou que existe ainda 270 cooperativas agro-pecuárias (15 por cada província), cujos trabalhos de apuramento já está praticamente finalizado.

No quadro deste processo, o portal do "Alívio Económico" recebeu 1.964 candidaturas de empresas de vários sectores instaladas nas 18 províncias, sendo que 710 empresas têm o processo aceite, as restantes aguardam pela selecção, com vista a beneficiar do apoio financeiro disponibilizado pelo Governo.

Neste momento, as cooperativas agro-pecuárias estão a receber visitas das empresas de consultorias que irão fazer o levantamento das necessidades e diagnóstico, cujos trabalhos poderão estar concluídos ainda esta semana.

"As empresas beneficiárias das linhas de financiamentos não vão receber dinheiro do BDA para comprarem a produção. O BDA ou Governo vai financiar a compra de produção", frisou.

Explicou que o programa de apoio financeiro irá pagar directamente ao pequeno produtor e depois a empresa beneficiária da linha de crédito terá a responsabilidade de devolver o dinheiro ao BDA. Com esta medida, o Governo quer que os beneficiários do segmento do comércio e distribuição, terão de disponibilizar a produção adquirida para o mercado interno, abastecendo as pequenas, médias ou grandes superfícies comerciais.

Quanto as empresas ligadas a agricultura e indústria transformadora, a intenção é de que os operadores tenham acessos aos insumos nesta fase de pandemia.

O responsável incentivou os empresários, a aproveitarem ao máximo os instrumentos que o Governo colocou à sua disposição, nomeadamente aos ligados a elaboração de projectos ou estudos de viabilidade.

Quanto ao projecto de apoio ao crédito, o chefe do Departamento para a Economia revelou que existem reuniões regulares todas as semanas com os nove bancos que estão a apoiar a iniciativa do Governo.

"Todas as semanas fazemos o levantamento com os bancos no que concerne a cedência dos créditos ao sector real da economia", garantiu.

Alívio fiscal

Instado a pronunciar-se sobre o projecto do Executivo que visa o"Alívio Fiscal", Jerónimo Pongolola informou que tão logo termine o perío-do de Situação de Calamidade Pública poderá se saber os resultados em termos de arrecadação.

Destacou que já se estão a sentir alguns efeitos, tendo em conta o processo de organização, principalmente ao nível das empresas identificadas, fazendo o "link" entre a oferta e a procura dos bens.

"Num curto espaço de tem-po, poderemos ver os efeitos positivos desta medida do alívio financeiro. Foram medidas oportunas e muito bem desenhadas", apontou.

JA