Governo
14 Abril de 2022 | 17h04

PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO

Vendedores do Catinton recebem material didáctico

Os ministros da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, da Educação, Luísa Grilo, e a governadora de Luanda, Ana Paula de Carvalho, procederam esta terça-feira, 12 de Abril a entrega de material didáctico aos alunos do serviço de alfabetização dos vendedores e ambulantes do Mercado do Catinton, em Luanda.

No local, as três entidades também informaram-se sobre o funcionamento dos serviços de formalização dos operadores económicos do mercado e arredores.

A alfabetização de jovens e adultos nos mercados é um programa do Ministério da Educação que vem sendo implementado para reforçar as acções de sustentabilidade do Programa de Reconversão da Economia Informal, através do acesso ao conhecimento para essa classe de empreendedores.

O Ministério da Educação entende que a capacidade de ler e escrever vai permitir aos operadores informais avançarem para um outro nível no mundo dos negócios, tendo a possibilidade de leitura, escrita e correção de contratos, emissão de facturas de forma correcta e mais esclarecida.

A alfabetização é extensiva às crianças que são consideradas dependentes directos dos adultos na condição de empreendedores dos mercados, através do Projecto "Todos Unidos pela Primeira Infância (TUPPI)” que visa desenvolver actividades educativas com as crianças no seu meio envolvente.

O Mercado do Catinton serviu de experiência piloto para a integração da alfabetização no conjunto de serviços do PREI.

O Mercado 5 de Abril, em Moçâmedes, na província do Namibe, é o segundo mercado a contar com o sistema de ensino de adultos e dependentes directos nas componentes de empreendedorismo e actividades educativas e didáticas.

Até ao momento, o PREI já formalizou 132.471 operadores nas províncias das Lundas Norte e Sul, Moxico, Malanje, Cuanza Norte, Huambo, Bié, Huíla, Cunene e Luanda.

O processo de aceleração da formalização, através do PREI, continua a decorrer nas províncias de Luanda e Namibe.

Neste mês de Abril, o PREI vai ser oficialmente lançado em Cabinda, Bengo e Uíge. Em Maio será a vez de Benguela e Cuando Cubango e em Junho, chegará às províncias do Cuanza Sul e do Zaire.