Economia
15 Dezembro de 2020 | 12h12

PRODESI

Millennium apoia exportação de madeira e pedras ornamentais

PRODESI

Millennium apoia exportação de madeira e pedras ornamentais

Dois anos depois da aprovação do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), os resultados são "bastante promissores”, garantiu o presidente da comissão executiva do Millennium Atlântico, Daniel Santos. Na base do optimismo está o facto de, até ao momento, terem sido já aprovados e financiados projectos de âmbito nacional e contribuir, desta forma, para a diversificação da economia, promovendo a substituição de importações e a promoção das exportações.

Daniel Santos indica os sectores da madeira e pedras ornamentais como sendo os principais focos que o banco tem apoiado nas exportações, de forma sistemática, apesar do actual contexto económico. 

"Acreditamos que em breve estaremos também a apoiar as exportações de produtos do sector mineiro, um dos mais relevantes da nossa economia”.

A instituição bancária, que também financia projectos no âmbito do Programa de Apoio ao Crédito (PAC), tem ainda outros financiamentos destinados à produção interna, com base no aviso número 10/2020 do Banco Nacional de Angola, o instrumento mais apropriado do ponto de vista das vantagens que a instituição financeira apresenta aos promotores.

"Por esta razão, empenhamo-nos em segui-lo e em providenciar financiamentos a projectos por esta via”, justificou Daniel Santos.

O aviso em questão faz menção à concessão de crédito ao sector real da economia pelas instituições financeiras bancárias, para a produção de bens essenciais que apresentam défices de oferta de produção nacional.

Dentre os bens essenciais, num pacote de 26 produtos, consta o arroz, artigos de higiene, bebidas, incluindo sumos, frutas tropicais, legumes, leite, café, feijão, soja, milho e seus derivados, produtos dos ramos da avicultura, bovinicultura, caprinocultura, suinicultura e derivados, entre outros.

Daniel Santos disse que o banco prevê a criação de produtos mais específicos, que possibilitem uma análise mais assertiva e célere dos projectos, e facilitem a aquisição de equipamentos e de matéria-prima, para que depois ajudem a aumentar o nível das exportações nacionais.