Economia
18 Dezembro de 2020 | 13h12

PRODESI

PAC Express disponibiliza 50 milhões para pequenas e médias empresas

As cooperativas agrícolas e agroindustriais, e as pequenas e médias empresas podem beneficiar de um financiamento de até 50 milhões de kwanzas com a adesão ao PAC Express, um produto financeiro do Banco Angolano de Investimentos (BAI). 

A criação deste produto insere-se na estratégia do BAI em alargar a base de empresas que podem beneficiar desta facilidade e redimensionar os seus projectos, tornando-os mais pequenos e reduzindo desta forma o risco de maior concentração de capital, segundo a administradora executiva, Inokcelina dos Santos.

O PAC Express é também fruto da constatação de que muitos empresários de diversas províncias não seriam elegíveis para o acesso ao PRODESI, por não apresentarem os requisitos necessários, tendo em conta a sua realidade.

"Esta é a fórmula que o banco desenhou para permitir cumprir com o objectivo global do PRODESI, que é o aumento da capacidade de produção interna dos produtos essenciais, uma medida que vai gerar impacto económico, desenvolvimento sustentável, alargamento da base tributária, emprego e segurança alimentar”, explicou Inokcelina dos Santos.