Economia
13 Agosto de 2021 | 12h08

PRODESI

BDA aprova mais de 500 projectos em dois anos

O Banco de Desenvolvimento Angolano (BDA) aprovou 530 projectos nos últimos dois anos, para financiamento no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).


Com este número, o BDA lidera a lista das instituições bancárias com maior número de projectos aprovados ligados ao sector produtivo. 


Em segundo lugar, aparece o Banco Angolano de Investimentos (BAI) com 41 projectos, seguido dos Banco BIC com 40, Banco de Negócios Internacional (BNI) com 26, KEVE com 22 e o Banco Fomento Angola (BFA) com 20.


De acordo com o relatório do briefing bissemanal do Ministério da Economia e Planeamento (MEP), divulgado esta terça-feira, 10 de Agosto, a lista é ainda composta pelos bancos YETU com 15 projectos aprovados, Caixa Geral Angola (BCGA) com 12, Millennium Atlântico (BMA) com 10 e o Banco Micro Finanças BMF (BMF), Standard Bank (SBK), Banco Valor (BVB), Banco Económico (BE) com nove projectos, cada um.  


O documento avança também que o Banco Crédito do Sul (BCS) e o Banco de Comércio e Indústria (BCI) aprovaram, cada um, oito projectos, e na sequência vem o VTB com sete, Finibanco (FNB) e o Banco Sol com seis, Banco de Poupança e Crédito( BPC) e Banco de Investimento Rural (BIR) com quatro, Banco Prestígio (BPG) e Banco Comercial do Huambo (BCH) com três, o Banco da China e o Standard Chartered Bank (SCBA) com um cada. 


No total, foram 801 projectos aprovados desde 2019 até ao momento, avaliados em 672,2 mil milhões de kwanzas,  prevendo gerar mais de 60 mil postos de trabalho. 


Os referidos valores estão distribuídos em quatro principais instrumentos financeiros, nomeadamente o Aviso 10/20 do Banco Nacional de Angola, a linha de crédito do Deutsche Bank, as Medidas  de Alívio  Económico e o Projecto de Apoio ao Crédito (PAC). 


Na semana de 2 a 6 de Agosto, dois novos projectos foram aprovados e estão avaliados em seis milhões de kwanzas, sendo um do sector da agricultura e outro da pecuária, financiados pelos bancos BAI e BIC. Neste momento, encontram-se em negociação 74 projectos a nível da banca angolana.


Para a melhoria do ambiente de negócios, na semana em referência, foram desbloqueados e entregues aos promotores 10 certificados de não devedores pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), somando 283 desde o início deste do ano.  


O Portal da Divulgação da Produção Nacional (PPN) registou 282 novos produtores, totalizando 14.515 produtores nacionais desde a sua operacionalização.