Governo
12 Janeiro de 2022 | 18h01

PRIMEIRA MISSÃO DIPLOMÁTICA

Angola corrige erro histórico com abertura de embaixada no Senegal

Angola corrige um erro histórico, com a abertura da embaixada de Angola no Senegal e indicação do respectivo embaixador  extraordinário e plenipotenciário, 46 anos após a independência nacional.

O reconhecimento é do Presidente da República, João Lourenço, feito hoje 12 de Janeiro, no Palácio Presidencial, na cerimónia de tomada de posse do primeiro embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola no Senegal, Adão Pinto, que também fica na história de Angola.

"O Senegal é um país importante pela sua cultura, pela sua história, mas sobretudo pela influência que tem naquela região onde está inserido, na África Ocidental. Espero que o senhor embaixador trabalhe no sentido de recuperar os 46 anos. Não é possível, mas faça tudo para compensarmos a oportunidade perdida ao longo deste tempo e que trabalhe no reforço dos laços de amizades e de cooperação entre os dois países”, orientou o Presidente da República.  

O Chefe de Estado também conferiu posse ao vice-governador do Huambo, Elmano Francisco, a quem espera que ajude a governadora a resolver os principais problemas da província, em benefício das suas populações.

No Palácio Presidencial, foram igualmente empossados seis novos administradores não executivos do Banco Nacional de Angola, nomeadamente Álvaro Fernão, Clarisse Figueira, Daniela Simão, Hermenegildo Cachimbombo, Jaime Fortunato e Luís Neves.

Com essas mudanças, João Lourenço espera ver melhorada a  organização da economia nacional.

"Empossamos ainda nesta cerimónia administradores não executivos do Banco Nacional de Angola, numa altura em que o Banco acaba de ganhar maior independência, para que possa desempenhar de facto o papel de banco central, o que é muito bom para o momento de reformas que veem sendo implementadas no nosso país, sobretudo no interesse de uma melhor organização da nossa economia nacional, para que consigamos organizar melhor a nossa economia, atrair investimento directo e estrangeiro. É um novo BNA que hoje temos e contamos com o vosso contributo para que ele seja cada vez mais forte e possamos então cumprir com este papel”, assinalou.

Numa outra cerimónia, igualmente no Palácio Presidencial, Gilberto de Faria Magalhães foi empossado como juiz conselheiro do Tribunal Constitucional.

O Chefe de Estado destacou a importância do Tribunal Constitucional em períodos de eleições.

"Como sabemos, neste ano de eleições, à luz da Constituição e da Lei, é o Tribunal Constitucional que tem um papel importante a desempenhar. Espero que com o seu saber, com a experiência que trás do Tribunal de Contas, possa ajudar os seus colegas a desempenharem com zelo essa responsabilidade que a pátria confere ao Tribunal Constitucional, sobretudo em anos eleitorais”.