Governo
04 Agosto de 2022 | 22h08

PRESIDENTE VISITOU FUTURAS INSTALAÇÕES

Obras do Centro de Ciência e Tecnologia com 75 por cento de execução

Dois anos depois da primeira visita de constatação às futuras instalações do Centro de Ciência e Tecnologia de Luanda (CCL), o Presidente da República, João Lourenço, voltou ao local nesta quinta-feira, 4 de Agosto, para ver de perto o grau de execução da empreitada, que neste momento se encontra a 75 por cento. 

Durante a visita, o Presidente João Lourenço recebeu explicações pormenorizadas sobre as diferentes fases do projecto, que depois de finalizado terá 230 módulos expositivos e ocupará uma área total de 6.000 metros quadrados.

O Centro de Ciência e Tecnologia, além de albergar a fábrica de sabão, tem exposições permanentes e vários espaços temáticos sobre a cultura de várias regiões do país.

No final da vista, a ministra do Ensino Superior, Ciência  Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, em declarações à imprensa, disse que  o Centro de Ciência e Tecnologia é o primeiro de uma rede de centros que vão ser construídos no país, para aumentar a literacia científica dos cidadãos.

"Este centro vai constituir um elemento significativo para aumentar a literacia científica do país e, a partir dele, nós iremos construir, de uma forma paulatina, e por todo país, uma rede de centros de ciências. Naturalmente, com complexidades diferentes deste, mas vamos fazer com que a ciência chegue a todo o cidadão, que chegue as escolas, desde as idades mais tenras. Este é o grande objectivo”, esclareceu a ministra.

Para ministra, o grande diferencial entre o Museu e o Centro de Ciência e Tecnologia é que, no centro, os visitantes poderão interagir directamente com as peças expostas, enquanto o museu tem a característica de ter a sua exposição apenas para visualização.

"Não há uma interação com as peças no museu. Aqui, no centro, é mesmo obrigatório haver interação. Portanto, essa é a grande diferença entre um museu, em que, de um modo geral, as peças são estáticas, embora exista uma explicação. Mas no Centro de Ciências aquilo que existe vai fazer com que a pessoa entre em acção para ter as sensações que o módulo, que o elemento que está em causa, permite”, reforçou.

Com a conclusão prevista para Julho de 2023, o Centro de Ciência e Tecnologia de Luanda está orçado em 50 milhões de dólares. Depois de concluído vai empregar, na primeira fase, mais de 70 pessoas, entre pessoal administrativo e técnicos para acompanhar os visitantes.