Governo
04 Abril de 2022 | 00h04

PRESIDENTE DA REPÚBLICA VISITA PROJECTO HABITACIONAL

Primeira fase da Centralidade de Ekuma concluída em Junho

A primeira fase de construção da centralidade de Ekuma II, na província do Cunene, fica concluída em Junho, devendo ser entregue nessa altura 500 habitações de um total de 1.000 que compõem o projecto habitacional. 

A garantia foi feita dada pelo responsável da empreitada, João Aleixo, ao Presidente da República, João Lourenço, que fez uma breve visita às obras da futura centralidade de Ekuma, no primeiro dia da visita de trabalho de três dias ao Cunene. 

O Chefe de Estado ouviu as explicações sobre o andamento das obras e entrou num dos apartamentos que está ser terminado para a sua entrega já na primeira fase. 

O responsável garante que o trabalho está avançado e serão compridos os prazos estabelecidos. 

"Do ponto de vista do regulamento, a obra está em estado avançado e as infra-estruturas estão todas concluídas. Portanto, estamos em condições de cumprir com o nosso objectivo de fazer as primeiras entregas no mês de Junho”, afirmou. 

A centralidade, localizada numa área de 21 hectares, integra prédios de quatro andares com oito apartamentos T3, e moradias de um e dois pisos, com a mesma tipologia. A área de construção é de aproximadamente 100 metros quadrados e alberga 72 lojas. 

A centralidade vai ter ainda um conjunto de equipamentos sociais, nomeadamente um centro infantil, escola primária, jardim de infância, escola secundária, posto de polícia, um campo de futebol e um centro de saúde para  servir as necessidades de aproximadamente 7.000 mil habitantes. 

"Temos um centro de distribuição de água com capacidade de armazenamento de mil metros cúbicos, tratamento para águas residuais e temos abastecimento de energia através de um posto ligado à ENDE na cidade de Ondjiva”, acrescentou. 

Para erguer a centralidade, trabalham arduamente para a conclusão do projecto nos prazos previstos 1.642 angolanos, na sua maioria jovens que conseguiram ali o seu primeiro emprego, vindos de todos as províncias do país. 

Os jovens do Cunene acompanham com satisfação o desenvolvimento da obra, e esperam candidatar-se para realizarem o sonho da casa própria.

"Esse é um grande feito cá na província. Hoje em dia, todo jovem tem expectativa de ter a sua própria casa, ter o seu próprio lar. Então, com essa centralidade é mais um ganho para a província e estamos todos ansiosos. Eu, tal como outros jovens, tenho expectativa de estar lá” disse Audívio da Cruz. 

Janeth Mário olha para este projecto que está a ser erguido na sua província, como uma grande oportunidade de viver em melhores condições. 

"Pensaram mesmo na nossa província. É bom para o povo, vai ajudar-nos em muitos aspectos que precisavam de uma atenção especial. Espero que haja mais projectos,  porque nós precisamos e agradecemos” disse.

As obras da centralidade de Ekuma, com previsão de serem concluídas no final do ano, estão sob gestão da empresa Kora, uma empresa subsidiária do grupo Mitrelli, que opera nas áreas de construção civil e promoção imobiliária.