Governo
10 Abril de 2022 | 00h04

PRESIDENTE DA REPÚBLICA CONSTATA EXECUÇÃO DAS OBRAS

Novo Aeroporto recebe primeiro voo-teste em Junho

O primeiro voo-teste no Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL) acontece no mês de Junho do corrente ano, resultante do início do processo de certificação do aeródromo.

A informação foi prestada pelo ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, no final da visita do Presidente da República, João Lourenço, efectuada na manhã deste sábado, 9 de Abril, ao Novo Aeroporto Internacional de Luanda.

"O processo de certificação, iniciando em Junho, iniciaremos o processo do primeiro voo-teste, e depois haverá outros nesta sequência para conseguirmos garantir a certificação final do aeroporto, como previsto para finais de 2023”, referiu o titular do sector dos Transportes.

Para a concretização do processo de certificação, Angola vai contar com o suporte da Organização da Aviação Civil Internacional e com a sua chancela permitir que o aeroporto esteja no nível de conformidade e de destaque internacional.

Ricardo de Abreu garantiu, para o primeiro trimestre de 2023, a conclusão das obras do Novo Aeroporto Internacional de Luanda. 

"Estamos numa fase de consolidação, numa fase de velocidade cruzeiro. As nossas perspectivas são de conclusão da obra no primeiro trimestre de 2023, com o compromisso de todos os intervenientes da obra, quer sejam as questões de natureza financeira e técnica operacional”, garantiu o ministro, tendo reforçou a importância da certificação final do aeroporto em 2023, para que esteja operacional e aberto as companhias aéreas que fazem ligações a partir de Luanda.

Quanto à operacionalização do Aeroporto Internacional "4 de Fevereiro”, o ministro fez saber que deverá continuar, mesmo depois da entrada em funcionamento do novo aeroporto. 

"O Aeroporto Internacional de Luanda, o actual ‘4 de Fevereiro’, poderá servir para aviação executiva, voos charter e de outra natureza de aviação que, no nosso entendimento, terá também um potencial grande de respeito”, referiu. 

Os aspectos de acessibilidade ao novo aeródromo, localizado na zona do Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, a 42 quilómetros da cidade de Luanda, constitui motivo de preocupação para o Executivo. 

Como solução, o ministro dos Transportes disse que existem projectos em execução quer ao nível ferroviário, quer rodoviário. Além destes investimentos, esclareceu, é preciso alterar alguns hábitos comportamentais da população e dos condutores. 

"Esta é uma preocupação que existe. Estamos coordenados com todos os membros da Comissão Multissectorial, ou seja, com o Governo Provincial de Luanda, Ministério das Obras Públicas e Ordenamento do Território, Ministério do Interior e com a Polícia Nacional, no sentido de termos uma melhor regulação de trânsito, permitindo que tenhamos uma velocidade média crítica entre o Largo da Independência e o novo aeroporto, que não seja nada exagerado e esteja na ordem de uma hora e meia ou uma hora e 15 minutos, que é um tempo razoável para a distância em que nos encontramos”, acrescentou. 

Durante a visita de constatação do grau de execução das obras do Novo Aeroporto Internacional de Luanda, o Presidente da República, João Lourenço, acompanhado de vários membros do Executivo, recebeu informações, assistiu a um vídeo que retrata todos os momentos de construção da obra, e passou pelo terminal de passageiros e as pistas Norte e Sul.

Com um orçamento de 1.400 milhões de dólares, o Novo Aeroporto Internacional de Luanda está a ser erguido numa área total de 75 quilómetros quadrados, projectada para acolher aeronaves de categoria F (Airbus–A380), com capacidade para transportar 15 milhões de passageiros e um volume de mercadorias de 50 mil toneladas por ano.

Este aeroporto esta divido em três áreas: Lado Terra - que comporta o terminal de passageiros e edifícios auxiliares; o Lado Ar - que é um espaço de movimento e por último a Cidade Aeroportuária.

Os passageiros poderão ter ainda a sua disposição 31 mangas e seis ilhas com 94 balcões para feitura de check-in.