Economia
24 Julho de 2020 | 17h00

Pólo Agrícola do Missombo começa a dar resultados

Nesta quinta-feira, 23 de Julho de 2020, o Governador Provincial do Cuando Cubango, Júlio Bessa, voltou a trabalhar fora do seu gabinete. Durante cerca de cinco horas, o Governante percorreu, uma vez mais, o Pólo Agrícola do Missombo, tendo prestado particular atenção ao trabalho que o agricultor Alfeo Vinevala está a desenvolver naquele Perímetro Irrigado.

Nesta quinta-feira, 23 de Julho de 2020, o Governador Provincial do Cuando Cubango, Júlio Bessa, voltou a trabalhar fora do seu gabinete. Durante cerca de cinco horas, o Governante percorreu, uma vez mais, o Pólo Agrícola do Missombo, tendo prestado particular atenção ao trabalho que o agricultor Alfeo Vinevala está a desenvolver naquele Perímetro Irrigado.

Depois de nos últimos três meses ter trabalhado alguns hectares de terra de forma experimental, o conhecido rei da batata Alfeo Vinevala está neste momento a preparar sessenta hectares para o cultivo, em grande escala, de milho, massambala, batata rena, cebola, cenoura, tomate, pimento e repolho. Com este salto, espera-se que o Município de Menongue venha nos próximos meses a atingir a auto-suficiência em hortículas, não necessitando deste modo, de adquirir estes produtos do Huambo, Bié ou Huíla.

No quadro do racional aproveitamento das extensas terras do Perímetro, Alfeo Vinevala vai de seguida movimentar as suas máquinas de lavoura para o lado oeste da Estrada Nacional EN-140, onde irá preparar dois mil hectares para a produção comercial de cereais, com realce para o trigo, num campo em que a sua fertilidade é bafejada pelo rio Tungungo, cujas águas correm para o rio Cuebe, com qual se casam a quatro quilómetros daí.

Rio Cuebe que, aliás, continua a ser parte da Rota do Lazer de Menongue. A rota de que falamos há cerca de dois meses, que consiste na ligação de locais turísticos que a Província possuiu, revestidos com a beleza e o encanto da sua flora, fauna e hidrografia, com grande potencial para o recreio e a prática de actividades desportivas e lúdicas de campo, como o atletismo de corta-mato, ciclismo, caminhadas, pesca, entre outras. 

No seu trajecto, o rio Cuebe vai espalhando o seu encanto, formando lindas ilhas, cujo fascino convida qualquer um de nós a parar por alguns instantes para apreciar o seu majestoso caudal e o perfume que só a mãe natureza nos pode proporcionar. Assim, depois da Ilha do Kassela II (Bairro dos Mutilados) a Rota do Lazer de Menongue terá na Comuna do Missombo mais um espaço natural de recreio para o incentivo ao turismo interno, a ilha do Missombo que, por orientação do Governador Provincial, sofrerá pequenas alterações, respeitando as suas características naturais, que incluem na sua fauna aquática as focas do Missombo.

O Governador Júlio Bessa, que se fez acompanhar, nesta jornada de campo, dos responsáveis do Gabinete Provincial da Agricultura e da Administração Municipal de Menongue, visitou igualmente o estaleiro com diversas componentes e equipamentos de rega, tendo orientado a montagem do sistema para que, a par da recuperação das duas motobombas e do gerador da casa das máquinas, se recomponha o sistema de irrigação, a fim de estar ao serviço do Perímetro. 

Durante a jornada de campo, o Governador Provincial pôde igualmente constatar, com satisfação, a evolução do trabalho que está a ser desenvolvido pelos técnicos do Departamento Provincial do IDF no Viveiro Florestal instalado no Perímetro, para a criação e reprodução de várias espécies de árvores como mussivi, muvala, eucalipto, cupessos, acácias, abacateiros, mangueiras, goiabeiras, entre outras.

As árvores de fruta que sairão do viveiro já têm destino. Parte delas será para o povoamento do pomar do perímetro que terá uma extensão de 15 hectares para o cultivo de mangueiras, abacateiros, mamoeiros, goiabeiras e laranjeiras. A outra parte será integrada na campanha fruta em casa, que visa a disseminação do hábito da plantação de fruteiras nas cidades, vilas e aldeias da Província, para que dentro de alguns anos as famílias do Cuando Cubango possam ter sobre a mesa frutas na sua dieta, sem necessidade de importar ou esperar que venham de outras parcelas do País.