Sociedade
24 Abril de 2022 | 19h04

PLANTAÇÃO DE ÁRVORE

Primeira-Dama lança campanha “Eu sou a vida”

A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, plantou na manhã deste domingo, 24 de Abril, na Nova Marginal de Luanda, uma árvore da campanha "Eu sou a vida”, associada ao Projecto "Árvores da Vida”.

A iniciativa é da Associação dos Escuteiros de Angola, que visa a plantação de um milhão de árvores até 2024, em todo território nacional. 

Acompanhada pelos netos, Ana Dias Lourenço não só plantou uma árvore, como também aceitou o convite para ser madrinha da campanha "Eu sou a vida”, e prometeu fazer advocacia para o sucesso da mesma, esperando contar o apoio de todas as mães angolanas. 

"As principais activistas da campanha "Eu sou a vida” serão as mães de Angola, geradoras e sustentadoras da vida. São elas as grandes promotoras da garantia de uma vida ecologicamente saudável dos seus filhos, através da plantação de árvores em família e em comunidade”, disse a Primeira-Dama da República.

Preocupada com a alteração climática, Ana Dias Lourenço apelou à utilização dos recursos naturais de modo inteligente, para não comprometer as gerações vindouras.

"Devemos procurar o equilíbrio ecológico pela criação de relações saudáveis entre os organismos vivos e o ecossistema, de maneira a possibilitar a vida das espécies, bem como a preservação dos recursos naturais”.

Para governadora de Luanda, Ana Paula de Carvalho, as questões ambientais têm merecido uma especial atenção por parte do Executivo. 

"Têm sido desenvolvidas acções como campanhas de protecção e repovoamento, bem como replantação de espécies vegetais, de conservação de parques nacionais, alteração de pacotes legislativo ambientais, todas elas em alinhamento com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e com a Agenda África 2063”, referiu a governadora da província de Luanda, província onde serão plantadas 1.500 árvores até 2024. 

Por sua vez, o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Zau, felicitou o bom exemplo de cidadania demostrado pela Primeira-Dama da República. 

"Esteve aqui com os seus netos e deu um exemplo de cidadania enorme. A sustentabilidade ambiental é um exercício de cidadania também e, portanto, é a melhor possibilidade que nós temos de viver entre nós em termos de coexistência, em termos de responsabilidade. Penso que, se cada um de nós fizer a sua parte, estaremos a mudar realmente estas questões que afectam tanto o nosso mundo”, disse o ministro, em declarações à imprensa, no final do acto. 

O coordenador nacional do Projecto "Árvore da Vida”, Valdemar Amaral, esclareceu que o projecto foi lançado no dia 5 de Junho de 2021, em alusão ao Dia Mundial do Ambiente. 

O projecto também enquadra-se nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, visando combater a fome e a pobreza, e tornar as cidades mais sustentáveis através da plantação de árvores.

"O projecto visa maioritariamente árvores frutíferas, mas aí onde não for possível colocamos árvores de sombra, como acabamos de fazer”, disse o coordenador do projecto, que, por outro lado, lamentou o facto de algumas árvores serem alvo de vandalização. 

"Apelamos, sobretudo, à comunidade a se juntar a nós nesta iniciativa de plantar um milhão de árvores. Sabemos que as árvores têm grande importância na produção de oxigênio que respiramos, tornando o ambiente menos quente”, acrescentou. 

Durante a cerimónia de lançamento da campanha "Eu sou a vida”, a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, recebeu o diploma de Associada Benemérita número um da Associação dos Escuteiros de Angola.