Município
30 Julho de 2020 | 13h00

PIIM Nambuangongo: Obras do Centro de saúde em Cage Mazumbo com 80 porcento de execução física

O vice-governador provincial do Bengo para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Agostinho da Silva, radiografou Terça-feira, 28, no Nambuangongo, quatro obras enquadradas no PIIM.

O vice-governador provincial do Bengo para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Agostinho da Silva, radiografou Terça-feira, 28 de Julho, no município de Nambuangongo, quatro obras enquadradas no Plano Integrado de Intervenção ao Município (PIIM).

Na localidade de Canacassala, o dirigente avaliou duas obras nomeadamente:
- Reabilitação e apetrechamento da Escola primária de 6 salas, a cargo da empresa ANKAV, Construção Civil e Obras Públicas, Lda. Iniciada a 12 de Maio com uma duração de 5 meses, está orçada em 67.985.411,40 de Kwanzas. A escola que vai ganhar uma residência de professores, encontra-se a 56 porcento da sua reabilitação e com 15 porcento de pagamento;

- Reabilitação e ampliação do Centro de Saúde também iniciada a 12 de maio, está ser executada pela empresa H.C.Y- Construção Civil e Obras Públicas, Lda num prazo de 6 meses. O centro Neto Gonga ganha uma ala nova para o funcionamento da área administrativa e passa a ter um aumento na sua capacidade de internamento, passando de 11 para 38 camas. As obras avaliadas em 84.060.819,70 kwanzas estão a 30 porcento de execução física e 15 porcento de execução financeira.

Na sede do município, em Muxaluando, Agostinho da Silva, constatou o andamento das obras de reabilitação e apetrechamento da escola primária de 7 salas iniciadas a 19 de Maio, uma empreitada a cargo das Organizações Tomakula e Filhos, Lda num prazo de 90 dias, com custo avaliado em 82.822,795,00 Kwanzas. Com esta reabilitação, a escola de ensino primário de Muxaluando nº 767 ganha também uma quadra polidesportiva. As obras estão com uma execução física de 30 porcento e com pagamento na ordem dos 15 porcento.

Cage Mazumbo foi a ultima etapa da visita, onde foram avaliadas as obras de reabilitação do Centro de Saúde da localidade. A Empreitada iniciada a 01 de Junho para ser concluída num prazo de 3 meses, está a cargo da BERP Construções Lda. e avaliada em 39.983.944,80 Kwanzas. A obra encontra-se na sua fase conclusiva com 80 porcento de execução física e 15 porcento de pagamento. Reabilitado, o Centro de Saúde integrará o serviço de controlo e tratamento da tuberculose.

No final da visita o dirigente manifestou a sua satisfação nomeadamente pelo facto do grau de execução encontrado no terreno estar dentro das normas construtivas e pelo rigor e qualidade técnica demostrada pelos empreiteiros.

O responsável enalteceu o espírito de patriotismo e a vontade dos empreiteiros nacionais de darem o seu melhor, para melhorar as condições de vida das populações, quer no ramo da saúde, como da educação.

O município de Nambuangongo tem inscritos no PIIM 11 projectos, dos quais 6 aprovados e 5 já em execução. Brevemente terá início o sexto, que é o “Projecto de electrificação da sede do município, a vila de Muxaluando”.