Sociedade
17 Julho de 2020 | 16h31

PERFIL. COM JESUS DO MININT: UMA TEÓLOGA DE "ARMAS" NA MÃO

Na edição desta semana, a rubrica PERFIL.COM, numa iniciativa do GCII/MININT, não saiu de casa para encontrar uma mulher que com a bíblia na mão e bem anotada, faz Angola acontecer.

Na edição desta semana, a rubrica PERFIL.COM, numa iniciativa do GCII/MININT, não saiu de casa para encontrar uma mulher que com a bíblia na mão e bem anotada, faz Angola acontecer.
Caro leitor e telespectador, após as viagens efectuadas às províncias da Huíla, Uíge, Zaire e Moxico, rompendo “barreiras” fronteiriças e longitudinais, nesta 7ª edição de 17 de Julho, regressamos a capital do país, Luanda, para trazer a si uma mulher licenciada em teologia e pós-graduada em direcção de recursos humanos.
O convite que fazemos, neste exacto momento, é para conhecer Josefina de Jesus, uma oficial do Serviço de Migração e Estrangeiros, casada e mãe de 4 filhos.
A 04 de Agosto de 1981, no município do Lubango, Província da Huíla, uma senhora trazia ao mundo a Josefina Irene Ndala Pinto de Jesus, que viria a ser a adorável menina dos seus pais.
A sua apetência pelo ensino e educação tornou-se visível desde cedo, tendo concluído o pré-universitário, em Ciências Sociais, em 2003, no Instituto Médio de Economia do Lubango.
Alguns anos depois, Josefina de Jesus rumou para o Instituto Superior de Teologia Evangélica, ainda no Lubango, para se licenciar em Teologia, obtendo nos meados de 2011, 15 valores na dissertação final, com o tema: O Papel da Mulher na Igreja: uma perspectiva bíblica e prática.
No final de 2014, oportunidade sublime surge a nossa prestigiada e desloca-se a Buenos Aires, capital cosmopolita da República da Argentina, no intuito de fazer o seu mestrado em direcção de recursos humanos, num dos melhores pólos e de referência em pós-graduação desta magna cidade, a Universidade de Ciências Empresariais e Sociais.
No campo profissional, Josefina apresentou-se ao seu primeiro posto de trabalho em 2001, pois é, com vinte anos ingressava à família MININT e a 19 de Dezembro de 2014, passou para a carreira especial do SME, como agente de migração de 3ª classe.
Fruto da sua formação superior, disciplina, organização e comando talentoso, no mesmo ano, Josefina de Jesus foi graduada a inspector de migração, a serviço da Direcção de Recursos Humanos do MININT.
A resiliente desta semana já exerceu várias funções com realce para chefe de secção de gestão de recursos humanos, secção de avaliação e formação profissional, secção de expediente, assessora técnica de recursos humanos e professora de informática na Direcção de Comunicações na província da Huíla.
Em termos de formação técnico-profissional, a nossa inspector de migração chefe tem o curso de defesa nacional, gestão de recursos humanos, auditoria financeira, informática, hardware, secretariado de direcção geral e paginação electrónica. De igual modo, participou em vários seminários e estágios, como elaboração de planos estratégicos, advocacia, direitos humanos, resolução de Conflitos, VIH/SIDA, gestão administrativa e financeira.
Noutra vertente, a Irene de Jesus colaborou no Comité Inter-Eclesial para a Paz em Angola de 2002 a 2005, foi gestora do Projecto Coligação “Oh tchilongo tchetu” (a nossa terra), financiado pela USAID/World Learning durante um ano, foi locutora e repórter no Programa “a voz do evangelho” na Rádio Huíla durante dois anos e professora auxiliar de Teologia entre 2010 a 2019.
Josefina, teóloga de formação é a nossa escolhida para a 7° edição da rubrica perfilcom que, doravante, tornará o seu perfil num bem de consumo interno e externo, através das páginas do MININT no:
YouTube (minint-angola),
Instagram (minint_angola),
Facebook (minint-angola) e
no portal governamental do MININT
(www.minint.gov.ao).
Até lá, já sabe, se é família MININT prepare a sua biografia, fotografia (corpo inteiro) e envie para 945.716.517 (apenas para o WhatsApp).