Economia
02 Julho de 2020 | 13h31

País reforça cooperação com os EUA, China e Venezuela nos sectores da indústria e comércio

O Ministro manifestou a necessidade do apoio no processo de formação, capacitação e qualificação de jovens quadros angolano.

O Ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, recebeu, em audiências separadas, os embaixadores acreditados em Angola, da China, Gong Tão, da Venezuela, Marlon Pena Labrador e dos Estados Unidos da América, Nina Maria Fite.

O Ministro Victor Fernandes manifestou aos Embaixadores a necessidade do apoio destes países no processo de formação, capacitação e qualificação de jovens quadros angolano, nos ramos das tecnologias industrial, petroquímica e agricultura, no sentido de contribuir para a criação de mais postos de trabalho.

O embaixador Gong Tão afirmou que a China é dos maiores parceiros comerciais de Angola, o que torna a relação dos dois países mais sólida.

Gong Tão levou em conta a necessidade apresentada pelo Ministro da Indústria e Comércio, tendo referido que em Angola há muitos empresários Chineses a operar nos mais variados ramos e que as formações podem ser feitas no país, por forma a ser menos dispendiosas.

Por outro lado, o embaixador da Venezuela, Marlon Pena Labrador aproveitou o encontro para manifestar a necessidade da elaboração de um acordo Comercial entre os dois países, pois a Venezuela pretende sair da dependência do petróleo e Angola é dos países apontados como potencial exportador de produtos do campo para aquele país sul americano.

Já a embaixadora dos Estados Unidos da América, Nina Maria Fite, disse na ocasião que o encontro serviu para fortalecer a relação entre os dois países e mostrou-se disponível para continuar a trabalhar com o governo angolano nos mais variados domínios.