CORONA
27 Dezembro de 2020 | 13h12

PAÍS RECUPERA MAIS 55 PESSOAS NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

Autoridades reportam três mortes e 50 novos casos

Na últimas 24 horas, as autoridades sanitárias anunciaram 50 novas infecções, 55 pacientes recuperados e três mortes por COVID-19 nas províncias do Zaire e Luanda, sendo duas do sexo masculino e uma do sexo feminino, com idades entre 17 e 65 anos.

Dos casos positivos, 14 foram diagnosticados na província do Zaire, seis em Malanje, dois no Bié, um no Cuanza Norte, igual número na província do Uíge e 26 em Luanda, nas localidades de Belas, Cazenga, Ingombota, Maianga, Talatona e Viana. Do sexo masculino são 34 e do feminino 16, com idades entre seis meses e 55 anos. 

De acordo com o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, das 55 pessoas que se viram livres da doença, 37 estão em Luanda, 14 na Lunda Sul e quatro na província do Uíge. As idades dos pacientes recuperados variam de 17 a 65 anos. 

Até ao momento,  o país tem um total de 17.149 casos registados e destes 399 perderam a vida, 9.976 recuperaram e 6.774 estão activos, menos oito em comparação ao dia de anterior. 

Entre os pacientes activos, três estão críticos, cinco em estado grave , 78 moderados, 107 leves e 6.581 assintomáticos. 

Segundo Franco Mufinda, nos centros de tratamento estão a ser acompanhados 193 doentes, 285 nos centros de quarentena institucional e 4.223 contactos vigiados. 

Quanto às altas hospitalares, nas últimas 24 horas foram registadas 12, sendo seis na província do Namibe e igual número na província de Benguela.

A equipa de saúde mental e de intervenção psico-social prestou assistência a 32 pessoas através do Centro de Atendimento Pscicológico

Nos laboratórios de testagem da COVID-19 foram processadas 940 amostras e desde número 50 estão positivas, dando uma taxa diária de positividade de 5.3 por cento.

O registo acumulado de amostras processadas  é de 302.787 até a data, sendo 17.149 positivas, remetendo a uma taxa cumulativa de positividade de 5.7 por cento.

O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) reportou 45 chamadas relacionadas à pedidos de informação sobre a COVID-19.

Nos pontos de entrada e saída de Luanda 430 pessoas foram testadas, sendo 375 do sexo masculino e 55 do sexo feminino. As autoridades sanitárias registaram 21 amostras reactivas a IGG, não tendo sido encontrados casos positivos após a testagem na base do antígeno.

Com a nova vaga de infeções da nova variante do SARS-CoV2 já presente na África do Sul, Austrália, Nigéria e Reino Unido, o secretário de Estado da Saúde Pública disse que os Ministérios do Interior, Relações Exteriores, Saúde e Transportes decretaram na sexta-feira a suspensão de ligações aéreas, terrestre e marítimo de passageiros provenientes destes países. 

Franco Mufinda garantiu a actualizaçao regular da lista dos países com a circulação da nova variante em função da evolução epidemiológica. 

Como sempre, pediu aos angolanos o respeito pelas medidas decretadas e a salvaguarda da vida humana, e elogiou o comportamento nesta quadra festiva, pelo facto de não se ter registado grande alteração no número de casos.