Província
13 Julho de 2020 | 13h16

Obras do PIIM no Bula Atumba avaliadas em Akz 800 milhões

A execução dos oito projectos do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), no município do Bula Atumba, província do Bengo, vai consumir 800 milhões de Kwanzas.

A execução dos oito projectos do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), no município do Bula Atumba, província do Bengo, vai consumir 800 milhões de Kwanzas, deu a conhecer sábado, 11 de Julho, o administrador municipal, António Augusto João

Dos Oito projectos no Bula Atumba constam a reabilitação, ampliação e apetrechamento de duas escolas, construção de três Postos de saúde e a aquisição de kit de saneamento básico.

Em Maio deste ano, começou a empreitada dos quatro primeiros projectos do PIIM no Bula Atumba (dois postos médicos e duas escolas do ensino primário de sete salas de aula cada), com duração de seis meses e um orçamento de 445 milhões 372 mil e 355 Kwanzas.

As unidades sanitárias estão a ser erguidas nos bairros Gombe do Bula e Dala Malundo e vão garantir serviços de pediatria, medicina, sala de parto, programa alargado de vacinação, testagem voluntária de HIV/SIDA, pré-natal, laboratório e farmácia.

As escolas, com capacidade para albergar cerca de mil alunos, em dois turnos, estão a ser construídas nas aldeias do Banza do Bula e Kissenzele.

A execução destes projectos gerou 300 postos de trabalho ocupados por jovens do município, cumprindo com o objectivo de envolver a juventude local nos projectos que beneficiem a comunidade.

O projecto de electrificação da comuna do Kiage, que inclui a compra de um novo gerador, vai beneficiar dois mil habitantes e está avaliado em 75 milhões de Kwanzas.

A empreitada, que será executado em três meses, prevê a instalação de 45 postos de betão com as respectivas luminárias e gerou 15 postos de trabalho para jovens recrutados localmente.

Em execução, desde a semana finda, está o projecto de electrificação dos 200 fogos habitacionais, na sede municipal do Bula Atumba, que vai beneficiar 1.200 habitantes e está orçado em 84 milhões 277 mil e 334 Kwanzas.

O município do Bula Atumba tem duas comunas (Quiage e Bula Atumba) e uma população estimada em 16 mil e 813 habitantes.

 

Fonte: Angop