Governo
10 Março de 2022 | 19h03

NOVO EMBAIXADOR RESIDENTE

EUA pretendem reforçar relações com Angola

Os Estados Unidos da América pretendem melhorar as relações com Angola nos domínios da segurança, economia e boa governação. 

A intenção foi manifestada pelo novo embaixador americano em Angola, Tulinabo S. Mushingi, que entregou cartas credencias ao Presidente da República, João Lourenço, esta quarta-feira, 9 de Março, no Palácio Presidencial.

"Nós discutimos sobre como vamos continuar a trabalhar juntos, os Estados Unidos da América e Angola, sobre as prioridades habituais para tentar produzir resultados para ambos os povos”, disse o diplomata, depois de um breve encontro com o Chefe de Estado angolano.

Segundo Tulinabo S. Mushingi, o reforço da cooperação passa por garantir a protecção dos dois povos contra ameaças à segurança, como o terrorismo, mas também sanitárias, como a COVID-19.

O encontro serviu também para analisar as relações económicas, com ênfase para o apoio à cooperação entre empresas do sector privado, para a prosperidade dos povos dos dois países.

"Cada companhia americana tem alguns princípios que nós queremos que os angolanos saibam, como a transferência de tecnologia, a criação de empregos, a transparência, mas também no uso do conteúdo local”, disse o diplomata, realçando que 16 novas empresas americanas pretendem entrar no mercado angolano.

Em relação à boa governação, incluindo a realização de eleições democráticas, o respeito aos direitos humanos e à transparência, Tulinabo S. Mushingi reafirmou o apoio dos Estados Unidos da América às reformas em curso no país.

"Eu sei que desde 2017 o Presidente e o Governo já começaram algumas reformas: reformas políticas, reformas económicas e nós vamos continuar a apoiar o povo de Angola neste caminho”, acrescentou o diplomata.

O novo embaixador manifestou também o interesse do seu país em apoiar as eleições que este ano se realizam em Angola.

"Nós estamos a seguir o que o povo angolano e o Governo de Angola estão a fazer sobre este assunto e nós agora estamos a discutir com toda a gente, todos os diferentes actores para ver onde nós podemos apoiar”. 

ENTREGA DE CARTAS CREDENCIAIS

No período da tarde desta quarta-feira, o Chefe de Estado também recebeu cartas credencias de seis novos embaixadores em Angola, dos quais dois residentes nomeadamente o dos Estados Unidos da América, Tulinabo S. Mushingi, e do Estado da Palestina, Jubrael George Bishara Shomali.

Os não residentes são da República da Bulgária, Maria Pavlova Tzotzorkova, da República do Malawi, Margaret Constance Komoto, da República do Bangladesh, Masudur Rahman, e da Somália, Mohamed Ali Mire.

A embaixadora da Bulgária revelou à imprensa que no encontro mantido com o Presidente João Lourenço abordou sobre as três linhas mestras para desenvolver as relações entre os dois países.

"A primeira é melhorar o diálogo político, melhorar ou desenvolver as relações económicas e em terceiro lugar, rever os acordos entre os dois países a nível jurídico”, frisou.

De acordo com a diplomata, um dos acordos previstos, que não tem estatuto de acordo internacional, mas de memorando, é para o início de consultas regulares entre os ministérios das Relações Exteriores dos dois países.