Saúde
30 Dezembro de 2021 | 12h12

NO SECTOR DA SAÚDE

Mais de sete mil profissionais vão ser admitidos

Um total de 7.350 profissionais de saúde aprovados no Concurso Público de Ingresso realizado em 2019, admitidos, mas não admitidos por insuficiência de vagas, vão ser integrados no sector. 

 

A autorização foi dada pelo Presidente da República, João Lourenço, através do Despacho Presidencial 218/21 de 23 de Dezembro, a título excepcional, para satisfazer tempestivamente as carências de recursos humanos no sector.

 

A admissão destes profissionais visa igualmente atender "a grande pressão assistencial que os hospitais do Serviço Nacional de Saúde sofrem no atendimento aos doentes com diferentes enfermidades, agravadas pela pandemia da COVID-19, e a necessidade de se assegurar o Plano Nacional de Vacinação da COVID-19, assim como a entrada em funcionamento de novas unidades hospitalares de referência nacional”.

 

De acordo com Despacho Presidencial, devem ser admitidos somente os profissionais concorrentes nas categorias e lugares ocupacionais de técnico superior de 2.ª classe, técnico médio de enfermagem de 3.ª classe, condutor de ambulância de 3.ª classe, secretário clínico de 3.ª classe, vigilante de 3.ª classe e maqueiro de 3.ª classe.

 

Os candidatos vão ser selecionados atendendo os critérios da necessidade do sector, especialidade, da nota mais alta obtida no exame e da mobilidade geográfica.

 

Na aplicação destes critérios, deve o Ministério da Saúde assegurar a adequada cobertura do território nacional.