Governo
26 Julho de 2022 | 11h07

NO MUNICÍPIO DE CACUACO

Complexo escolar ampliado e melhor equipado

Um complexo escolar denominado "São Francisco de Assis”, com capacidade para acolher 2.400 crianças, foi ampliado e inaugurado esta sexta-feira, 22 de Julho, pela Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, no município de  Cacuaco, em Luanda.

Com o número 4.057, o complexo escolar vai lecionar classes do ensino primário e do primeiro ciclo, não só para as crianças do  Centro de Acolhimento "Lar de Nazaré”, como também para as crianças e jovens da comunidade. 

Depois da inauguração, a Primeira-Dama da República fez uma visita pormenorizada às instalações, ficou satisfeita com o que viu e apelou aos alunos a cuidarem da escola, por ser um bem de todos. 

"A limpeza da escola passa fundamentalmente pelo comportamento dos alunos, a forma como os alunos tratam as plantas. Não há que pisar plantas. De vez em quando, no intervalo, podem ajudar a equipa a regar as plantas. Não há que atirar restos de comida para o chão, papéis para o chão, nada disso", enfatizou. 

Para a ministra da Educação, Luísa Grilo, a inauguração deste complexo representa um ganho para o desenvolvimento da comunidade  e para a qualidade da educação que se pretende proporcionar às crianças. 

"Representa mais um grande empreendimento de grande importância para o desenvolvimento desta comunidade, em primeiro lugar. E, em segundo lugar, para a qualidade da educação que nós pretendemos oferecer a estas crianças que vivem no lar, por um lado, mas também da comunidade que aqui estão. É uma escola com todas as condições, tem tudo para que elas possam aprender e aprender bem", disse Luísa Grilo. 

Visivelmente satisfeita, a aluna da 9ª classe, Rosa Fernandes, manifestou o seu contentamento pela melhoria das condições de acolhimento do novo complexo escolar "São Francisco de Assis”. 

"Antes nós estudávamos na escola de bate-chapa. Agora a escola está mais bonita. E  antes sentávamos na lata e no chão, agora estamos a sentar na carteira", comparou. 

O complexo escolar vai ser gerido pelo Ministério da Educação e pela Igreja Católica, ao abrigo de um memorando de cooperação. 

A infra-estrutura está equipada com uma sala de informática, biblioteca, cozinha, campo multiuso e um laboratório, para atender as disciplinas de química, física e de biologia.