Governo
21 Fevereiro de 2022 | 18h02

NGANA ZENZA

Fundação arrecada mais de 100 milhões de kwanzas para desenvolvimento comunitário

A Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário (FDC) arrecadou 114.000.000.00 (Cento e catorze milhões de kwanzas) em leilão de duas peças de arte plástica, uma peça de artesanato e três vestidos, na gala de lançamento desta organização, realizada neste sábado, 19 de Fevereiro, em Luanda.

O valor arrecadado será revertido para apoiar acções de solidariedade em algumas comunidades do país, no âmbito do Projecto de Desenvolvimento Comunitário (PDIC), de iniciativa Fundação Ngana Zenza, para ser inicialmente implementado na localidade de Toco, município do Lubango, na província da Huíla. 

Na gala, com a presença do Chefe de Estado, João Lourenço, a Primeira- Dama da República e Patrona da Fundação, Ana Dias Lourenço, disse que o PDIC é um projecto piloto que poderá ser replicado em outras comunidades.

"O grande objectivo do PDIC, a médio e longo prazo, é assegurar um modelo de desenvolvimento rural e local, integrado, sustentável e autossuficiente, orientado para a melhoria das condições de vida da comunidade, através da promoção de acções planeadas e executadas de forma participada e articulada, com os diversos sectores da economia e da sociedade”, explicou.

Ana Dias Lourenço disse que a Fundação pretende que o projecto tenha um impacto duradouro nas comunidades através do seu papel impulsionador e mobilizador no desenvolvimento de programas e iniciativas multissectoriais.

"Pretendemos com o apoio dos nossos parceiros, amigos e mecenas, que a nossa intervenção seja continuada, preservada e se estenda a mais e mais comunidades, em nome do futuro de Angola e dos angolanos”, realçou.

A Fundação Ngana Zenza, acrescentou, vai actuar de uma forma holística nas áreas da economia local, desenvolvimento rural, protecção, solidariedade social, saúde, educação, água, energia, cultura, ambiente e no empoderamento das mulheres, particularmente das raparigas, englobando os aspectos sociais e económicos.

A iniciativa tem igualmente o apoio das Primeiras-Dama das repúblicas do Ghana, Rebecca Akufo–Addo, e de Cabo Verde, Débora de Carvalho, que prestigiaram o evento, assim como o Vice-Presidente, Bornito de Sousa, do presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, ministros e representantes da sociedade civil.

A gala foi animada pela Orquestra Kapossoka, pelos músicos Gabriel Tchiema, Yola Semedo, Matias Damásio, Pérola e pelo tenor Nelson Ebo.