Saúde
19 Novembro de 2021 | 22h11

“NASCER LIVRE PARA BRILHAR”

Famílias vão receber mensagens sobre prevenção do VIH

A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, quer que seja ampliado o conhecimento das famílias sobre a prevenção da transmissão do VIH de mãe para filho, por meio de divulgação de mensagens de voz informativas.

Ana Dias Lourenço fez este pronunciamento no dia 15 de Novembro, durante um workshop organizado pelo projecto Saúde Móvel - Nascer Livre para Bilhar, em parceria com a UNITEL e a Organização Não-Governamental People in Need.

Durante a sua intervenção, por videoconferência, a Primeira-Dama da República informou aos participantes que os primeiros testes de divulgação de mensagens de voz informativas serão feitos na última semana do mês de Novembro e as primeiras mensagens serão transmitidas aos utentes no mês de Dezembro, no âmbito da celebração do Dia Mundial de luta contra o SIDA.

A divulgação de mensagens de voz vai abranger 10.400 mães e cuidadores de crianças dos três aos 24 meses, 3.500 mães dos três meses de gestação aos 24 meses da criança, 150 técnicos das unidades de Saúde, 150 parteiras tradicionais, 100 supervisores e técnicos de organizações da sociedade civil, além de 11 hospitais das províncias do Moxico, Cunene e Luanda.

Ana Dias Lourenço disse que quer ver o projecto em todas as províncias e apelou aos benfeitores a continuarem a apoiar esta causa.

Quanto às mensagens informativas, têm como objectivo informar, sensibilizar e apelar às mulheres gestantes a aderirem aos programas de prevenção e redução das taxas de transmissão de VIH-SIDA de mãe para filho. A iniciativa vai ajudar as gestantes saberem precocemente do estado serológico e acautelar a transmissão vertical de mãe para filho.

A campanha "Nascer Livre para Brilhar” é uma iniciativa da União Africana, da Organização das Primeiras-Damas Africanas e de parceiros, para abordar a crescente complacência na resposta à SIDA em África. 

Em Angola, a campanha foi lançada há três anos, na cidade do Luena, província do Moxico. O objectivo é reduzir o número de novas infecções por VIH em mulheres com idade reprodutiva, prevenir a transmissão do vírus de mães para filhos, e garantir que as crianças nascidas neste contexto recebam o tratamento e tenham o acompanhamento que as proporcione uma vida saudável.

A meta da campanha, numa primeira fase, é a redução da taxa de transmissão do VHI de mãe para filho de 26 por cento, em 2019, para 14 por cento, em 2021.