Província
03 Agosto de 2020 | 20h50

Município de Chinjenje ganha nova imagem

Quem chega hoje ao Chinjenje, cedo se depara com as obras que, aos poucos, estão a mudar a imagem do município mais a oeste da província do Huambo.

Quem chega hoje ao Chinjenje, cedo se depara com as obras que, aos poucos, estão a mudar a imagem do município mais a oeste da província do Huambo.

Os programas Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), e Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), com acções como construção de sistema de água, na aldeia de Luanhica e posto de saúde na Jolomba, ambos na comuna de Chiaca, a construção do Palácio da Justiça, Biblioteca Municipal e Residências Protocolares, na sede municipal, decorrem a bom ritmo.

A Governadora da Província, Lotti Nolika, visitou, nesta quinta-feira, 30 de Julho, estes e outros projectos, tendo constatado que o grau de execução física, em geral, está acima do financeiro.

O trabalho de campo de Lotti Nolika, culminou com um balanço, onde foi apresentado o relatório síntese do sector sócioeconómico do município, pelo administrador João Camenhe.
Foram igualmente apresentadas, pelo grupo técnico multissectorial, criado pela governante, e coordenado pela directora dos Recursos Humanos do Governo, Sandra de Sousa, as constatações sobre o funcionamento das várias instituições locais.

Chinjenje tem 37 mil habitantes. Foi fundado a 15 de Agosto de 1904. Estende-se por 800 quilómetros quadrados.
A sua localização geográfica, no limite com a província de Benguela, na estrada nacional 260, é razão bastante para o seu crescimento.