Sociedade
05 Março de 2021 | 19h03

MUNÍCIPES VÃO PARTICIPAR NA LIMPEZA DE LUANDA

O novo modelo de recolha e tratamento de resíduos sólidos, denominado por “Área Limpa” prevê a participação das administrações municipais, comunais, de pequenas e médias empresas, além de instituir a semana da limpeza de Luanda para que todos os munícipes participem.

De acordo com a Estratégia de Implementação do Modelo de Limpeza Pública e Gestão de Resíduos Sólidos de Luanda, o Governo Provincial vai determinar o horário em que lixo deve ser levado à rua para a recolha e transportação ao aterro sanitário.

O Governo Provincial de Luanda quer também engajar as famílias vulneráveis na recolha e triagem dos resíduos sólidos para o seu reaproveitamento. O objectivo é que o lixo deixe de ser visto apenas como lixo e se torne numa fonte de rendimento para estas famílias. 

A nova estratégia de recolha e gestão dos resíduos sólidos prevê igualmente limpar até as zonas de difícil acesso, como becos e valas de drenagem.  No caso das valas de drenagem, o novo modelo de recolha de lixo impõe uma calendarização que vai permitir uma limpeza regular.