Economia
18 Junho de 2020 | 15h06

Monitoramento da produção nacional tem mais uma opção

A referida plataforma permite monitorar os processos de gestão e distribuição da produção nacional, vigilância do excedente da referida produção, etc.

O mercado nacional pode contar com mais uma plataforma tecnológica, que foi apresentado na manhã desta quinta-feira, 18, à Direcção do Ministério da Indústria e Comércio, em Luanda para gestão dos processos de produção nacional.

A referida plataforma permite monitorar os processos de gestão e distribuição da produção nacional, bem como facilitar o aproveitamento do excedente da referida produção, além de poder ser útil na geração de diversas estatísticas para vários sectores que intervêm nos processos de produção.

O Secretário de Estado para o Comércio, Amadeu De Jesus Leitão Nunes, que presidiu o encontro, realçou que o é cada vez mais o sector privado que deverá operacionalizar e desenvolver a produção nacional, deixando-se o Estado no papel de orientador e supervisor de todo o processo. «Uns vão dedicar-se só ao trabalho de transporte ou escoamento da produção. Através dos financiamentos, terão as suas carrinhas e vão ganhar dinheiro com isso. Outros farão outros serviços. Mas não será papel do estado exercer a tarefa de escoar a produção», explicou o Secretário de Estado.

A empresa que procedia a apresentação da plataforma, garantiu que poderá intervir para facilitação do acesso a alguns financiamentos, com base no que está legalmente orientado, através da banca nacional. Porém, há possibilidade de serem conseguidos financiamentos através de alguns operadores da banca internacional.