Sociedade
24 Abril de 2021 | 14h04

MEGA CAMPANHA DE LIMPEZA INICIA SEGUNDA-FEIRA EM LUANDA

Uma mega campanha de limpeza e recolha de lixo vai iniciar esta segunda-feira, 26 de Abril, em toda extensão da província de Luanda.

A campanha vai contar com a participação activa de efectivos da Guarnição Militar de Luanda, segundo o ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Pedro Sebastião, na conferência de imprensa realizada este sábado, 24 de Abril, em Luanda.

"Tal como em outras actividades passadas, e naturalmente neste período menos bom que estamos a passar concerne à limpeza de Luanda, as Forças Armadas são chamadas a emprestar igualmente o seu esforço, para que lado a lado com a estrutura que o Governo Provincial mobilizou para esta empreitada, pudessem também dar a sua contribuição”.

Tendo em conta a quantidade de amontoados de lixo a céu aberto nos diversos pontos da cidade de Luanda, a governadora Joana Lina garantiu que acompanha não será apenas de dois ou três dias, mas se prolongará até que a situação seja resolvida.

Joana Lina confirmou que as empresas contratadas já estão a operar.

"A grande questão que se coloca é que, como não foi feita a recolha de resíduos com a regularidade necessária, houve um acumular nos municípios, uns mais do que outros, e é para esta actividade de eliminação dos focos de lixos a nível dos vários municípios que se vai dirigir a atenção”, justificou, tendo igualmente reiterado que não houve anulação do concurso público. 

A governadora felicitou a iniciativa do Presidente da República de criação da Comissão Interministerial para apoiar o esforço que está a ser feito para limpar Luanda, evitando assim males maiores, principalmente ligados à saúde pública e à degradação do ambiente.

A Comissão, coordenada pela ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, é composta pelos ministros de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Pedro Sebastião, das Obras Públicas e Ordenamento do Território, Manuel Tavares, pelas ministras da Saúde e das Finanças, Sílvia Lutucuta e Vera Daves, e pela governadora de Luanda, Joana Lina.