Província
03 Julho de 2020 | 14h29

Manutenção e conservação de estradas em foco na 3ª Reunião Ordinária do Governo Provincial

A 3ª Reunião Ordinária do Governo Provincial do Bengo foi realizada Quarta-feira, 1 de Julho, em Caxito, presidida pela Governadora Provincial Mara Quiosa.

A 3ª Reunião Ordinária do Governo Provincial do Bengo foi realizada Quarta-feira, 1 de Julho, em Caxito, presidida pela Governadora Provincial Mara Quiosa, para analisar vários assuntos ligados à vida política, social e económica da província.

Durante a reunião mereceu apreciação a proposta do Estatuto da Brigada de Manutenção e Conservação de Estradas do Bengo, que carece ainda de um aprimoramento.

Foi aprovada a proposta de realização do Festival Provincial de Teatro Temático, com a 1a edição prevista para os dias 30 e 31 de Julho, envolvendo 6 grupos teatrais de representação municipal.

Informações foram prestadas sobre “As novas regras da execução do OGE 2020”, apoiadas no Decreto Presidencial nº 141/20, de 21 de Maio, assim como foi apresentado um ponto de situação sobre o sector da Saúde, que confirmou 22.993 casos de malária durante o mês de Maio, resultando em 34 óbitos. A Província não registou até ao momento nenhum caso positivo de Covid-19. Relativamente ao concurso público 2019, foram inscritos 6.678 candidatos, dos quais 1.951 tiveram nota positiva e somente 320 foram colocados, sendo 58 médicos, 137 enfermeiros, 85 técnicos de diagnóstico e terapêutica e 40 técnicos de apoio hospitalar.

Os membros do Governo foram informados sobre os trabalhos de preparação para o reinício das aulas, nas instituições do Ensino Secundário, onde num universo de 14 escolas 9 já estão em condições para a retomada do ano lectivo.

A situação da Ordem Pública, durante o 2º trimestre/2020, registou 221 crimes de origem e natureza diversa, com uma operatividade na ordem de 75%. No mesmo período ocorreram 73 acidentes de viação, que contribuíram para a morte de 10 pessoas. Em relação ao movimento migratório houve a interpelação e detenção de 339 cidadãos, dos quais 18 congoleses democráticos.

Finalmente, foi apresentado um projecto preliminar, contendo a perspectiva da nova cidade de Caxito, uma iniciativa de carácter público-privado, destinada a conferir maior dignidade e modernidade à capital da província do Bengo. O referido projecto deverá ser ainda aprofundado, no sentido de reunir as condições necessárias para a sua aprovação a nível superior.