Governo
11 Novembro de 2021 | 22h11

MAIOR UNIDADE HOSPITALAR DO PAÍS

Inaugurado centro de tratamento de pandemias com 1.300 camas

O Centro Especializado de Tratamento de Endemias e Pandemias (CETEP), inaugurado pelo Presidente da República, João Lourenço, na manhã de hoje, 11 de Novembro, é actualmente a maior unidade hospitalar do país, com 1. 300 camas, estando 73 nos cuidados intensivos e 92 nos intermédios.

Erguido numa extensão territorial de 62.210 metros quadros, a unidade hospitalar comporta igualmente diversos laboratórios equipados com tecnologia de ponta, banco de sangue, serviços de triagem, imagiologia, fisioterapia e de psicologia, farmácia, morgue, lavandaria, refeitório para 80 pessoas, dormitório com 192 camas, padaria, diversos compartimentos para atender a área administrativa, grupo gerador, reservatório de água com capacidade de 500 mil litros e um heliporto.

O CETEP vai absorver 2.071 profissionais de forma gradual, com a conclusão da segunda e terceira fases, e tem também uma área para tratamento de disfunção renal contínua e intermitente, incluindo a implantação de desleucocitador, para minimizar riscos adversos e garantir uma transfusão sanguínea segura, segundo a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

Para capacitar profissionais do sector, a fim de atender às exigências da especificidade do centro, há no local um centro de formação especializado para médicos, enfermeiros e técnicos de diagnóstico em infeciologia, saúde pública, epidemiologia, cuidados intensivos, medicina interna, anestesiologia, cuidados intensivos, medicina interna, anestesiologia, patologia clínica, hemoterapia e biologia molecular.

A ministra da Saúde afirmou que a unidade hospitalar representa mais um pilar fundamental para dar resposta a eventos especiais de saúde pública e para a implementação do Regulamento Sanitário Nacional e Internacional.

O Regulamento Sanitário Nacional e Internacional, explicou Sílvia Lutucuta, prevê a criação de centros de investigação, diagnóstico e tratamento especializado, permitindo também o controlo de doenças de alta transmissão que coloquem em risco a segurança nacional e internacional.

A directora do CETEP, Lídia Dembi, considerou a mesma unidade sanitária uma referência nacional para dar resposta a doentes adultos e crianças, que necessitam de cuidados intensivos.

"Os doentes virão por referência e não devem vir directamente. Porque devem ser as outras unidades a nos referenciar estes doentes e, claramente, poderemos atender uma minoria que poderá aceder à instituição por conta de qualquer situação que seja de emergência”, disse.

Se houver condições, o Executivo vai construir unidades do género noutras províncias, disse o Presidente da República, quando falava à imprensa no final da visita inaugural.

A iniciativa de construção da infraestrutura inaugurada foi elogiada pela representante da OMS em Angola, Djamila Cabral, por permitir criar serviços capazes de responder sempre a uma pandemia.

"É de felicitar o Governo por esta iniciativa. Os desafios continuam, para deixar os serviços capazes de responderem sempre a uma pandemia. Mas, para mim, esta também é a resposta que aprendemos com a COVID. Não podemos ficar à espera que as coisas aconteçam ou que as pandemias e epidemias venham. Temos que nos preparar e penso que realmente esta infraestrutura vai contribuir para o melhor nível de preparação de Angola e uma melhor capacidade de responder as futuras pandemias e esta pandemia também”, argumentou.

A construção da primeira fase do CETEP, a cargo da empresa Casais Angola, durou 12 meses, incluindo 200 habitações T3, para quarentena institucional e posto policial.

O Centro Especializado de Tratamento de Endemia e Pandemia (CETEP) está localizado no Distrito Urbano de Calumbo, pertencente ao município de Viana.