Economia
27 Junho de 2020 | 14h42

Localidade de Masseca (Cuito Cuanavale) vai produzir cebola nos próximos tempos

Masseca é uma aldeia da Comuna do Longa, que dista a 77 quilómetros da sede do Cuito Cuanavale, cujo histórico de produção de cebola vem de várias décadas, uma mística que o Governo Provincial do Cuando Cubango pretende resgatar e elevar os seus níveis de plantio e colheita, com a introdução de novas formas e técnicas de cultivo.

Tal como é conhecido, em termos agrícolas,  pelo alho do Licua (Município de Mavinga), não tarda, Cuando Cubango será também conhecido pela cebola do Masseca (Município do Cuito Cuanavale).
 
Masseca é uma aldeia da Comuna do Longa, que dista a 77 quilómetros da sede do Cuito Cuanavale, cujo histórico de produção  de cebola vem de várias décadas, uma mística que o Governo Provincial do Cuando Cubango pretende resgatar e elevar os seus níveis de plantio e colheita, com a introdução de novas formas e técnicas de cultivo.

Para o efeito, estão a ser criadas condições materiais de produção junto das famílias camponesas e de reconhecidos agricultores locais, que têm ao seu dispor mais de 10 hectares cultiváveis, para que a curto prazo a Província tenha o Pólo Agrícola de Masseca a juntar-se aos de Missombo, Vissati e Licua.

É neste quadro que Masseca foi escolhida para acolher, nesta terça-feira, 23 de Junho de 2020, o acto de lançamento  do sub-Programa de Horticultura, tendo se deslocado para aquela aldeia, o Administrador Municipal do Cuito Cuanavale, José Martins e o Director Provincial da Agricultura, António Pereira que distribuíram aos camponeses charruas e sementes diversas de hortícolas, com realce para a cebola, cenoura, repolho tomate e couve.

A par da preocupação com o sector da  Agricultura, a equipa multissetorial que acompanhou o Administrador José Martins integrou igualmente profissionais da Saúde e do Registo Civil.

Pela primeira vez, as populações das aldeias de Masseca e Mundandamo, ambas da Comuna do Longa, beneficiam do programa de massificação do Registo Civil, com atribuição de mais de 100 assentos de nascimento e por outro lado a equipa Médica cuidou da saúde da população, tendo atendido 120 casos, sendo 65 de pediátria e 55 de medicina geral, bem como a vacinação de 580 populares.

Foi igualmente distribuído material de biossegurança de prevenção à covid-19, bem como instruções transmitidas à população pelos profissionais da saúde sobre a doença e como usar os produtos  recebidos.