Sociedade
02 Dezembro de 2020 | 10h12

Laboratórios do IGEO atendem instituições públicas e privadas

O Instituto Geológico de Angola (IGEO) realiza actividades de prospecção e sondagem de águas subterrâneas nas províncias do Cunene e Huíla, com vista a contribuir para resolução do problema da seca no sul de Angola.

Segundo a chefe de departamento deste laboratório, Eunice Domingos, o mesmo tem capacidade para analisar amostras de água, rochas, minerais e solo, utilizando 80 padrões, dentro de uma combinação de normas internacionais ISSO e chinesas.

"Estamos a procurar trabalhar no sentido de adequarmos os processos para formarmos padrões nossos. Como estamos a começar, temos que nos adaptar com aqueles que já têm um método especificamente construído para fazer as análises”, explicou Eunice Domingos.

O Laboratório de Preparação Física e Tratamento de Amostras faz a elaboração de lâminas delgadas e polidas, pulverização de amostras e separação mineral. O Laboratório de Análise identifica minerais e rochas, faz análise geoquímica líquida e sólida, e garante o controlo e qualidade.

"Para que todo o trabalho corra bem, é feito o controlo da qualidade, um requisito internacional. Todas as empresas que mandam a amostra para um laboratório, em qualquer parte do mundo, querem ter a certeza que esta análise foi feita de acordo com os padrões internacionais”, asseverou.

Os técnicos de laboratório regem-se por um código de conduta, da qual estão plasmados requisitos e boas práticas internacionais.

Para o laboratório, segundo Eunice Domingos, todos os clientes são iguais e observa-se a imparcialidade e confidencialidade, um requisito internacional de gestão de laboratório.

"Todos eles querem saber que a informação que recebida é confidencial. O laboratório não pode partilhar a não ser com o cliente”, garantiu.

Entre os equipamentos existentes no laboratório, destacam-se a microssonda electrónica, microscópio óptico, difractrometro de raios, diferentes espectrometros, cromatógrafo de iões, analisador de diferença de temperatura (termogravimetro) e analisador de teor de água e cinza.

Segurança no Trabalho

No IGEO existe uma área de ambiente e segurança, que cuida dos processos de segurança e higiene dos trabalhadores, informa e inspecciona o seu cumprimento no laboratório e durante o manuseio dos equipamentos instalados.

Ana Paula de Sousa, responsável da área, assegura que os procedimentos de segurança instalados evitam acidentes em laboratórios e que o IGEO tem equipamentos de protecção individual, de acordo com cada tipo de trabalho, sendo obrigatório o uso de óculos, luvas, sapatos apropriados e batas.

No local, está instalado detectores de fumaça e calor, bem como um chuveiro de segurança, utilizado em situações de acidentes com produtos químicos. O tratamento dos resíduos sólidos e líquidos é realizado antes de serem descartados para o colector público.