Economia
24 Fevereiro de 2021 | 11h02

KAHEEL – AGRICULTURA ANGOLA

Empresa pode montar cinco mil tractores por ano

Mil tractotres montados em Angola foram colocados à disposição dos agricultores no ano passado pela Kaheel – Agricultura Angola, que também instalou oficinas de manutenção com espaços de venda de sobressalentes nas províncias do Huambo, Huíla, Malanje e Luanda.

O director de Vendas e Operações, Forogh Ahmad, informou que, se o país registar grande procura este ano, a produção pode ser aumentada para cinco mil tractores. 

A fábrica prevê abrir mais espaços de venda de tractores, peças de reposição e oficinas nas demais províncias do país, mas para tal, tenciona contar com a parceria de empresas nacionais, interessadas a investir no ramo. 

"Além de montarmos e vendermos tractores, temos planos de fazer parcerias com empresas capazes de instalar oficinas nos lugares onde já há tratores da Kaheel”, avançou. 

A intenção, segundo Forogh Ahmad, é permitir que agricultores façam a aquisição de tractores e a sua manutenção, sem percorrerem grandes distâncias. 

Instalada na Zona Económica Especial, a Kaheel é uma empresa dos Emirados Árabes Unidos com finalidade de participar no desenvolvimento da agricultura em Angola. 

Inaugurada em Outubro do ano passado pelo Presidente da República, João Lourenço, a Kaheel tem um investimento avaliado em 60 milhões de dólares. Em breve, a fábrica tenciona alargar o investimento para 200 milhões de dólares, no sentido de aumentar a produção. 

Ao defender que os tractores, montados em Angola, apresentam boa qualidade para o desenvolvimento da actividade agrícola, o director de Operações sublinhou que a empresa conta com 50 funcionários, dos quais 90 por cento angolanos, que, inicialmente, receberam formação especializada na área de montagem de tractores durante três meses.  

"A maioria já tinha uma formação ligada à técnica, mas quando empregamos os demos uma formação específica para eles reforçarem os conhecimentos e compreenderem a metodologia do trabalho”, disse Forogh Ahmad. 

Daqui a um ano, a Kaheel vai dobrar a sua força de trabalho, no sentido de corresponder a demanda que se prevê nos próximos tempos. 

"A capacidade de montagem é superior àquela que utilizamos, mas tudo depende do mercado, pois se houver muita procura, vamos, claramente, aumentar a nossa produção”, acrescentou. 

Não obstante se registar uma retracção nas vendas, causada pela COVID-19, Farogh Ahmad acredita que as vendas vão aumentar substancialmente nos próximos tempos. 

A Kaheel está também em Angola com objectivo de contribuir para a segurança alimentar, uma das orientações das Nações Unidas. "Havia necessidade de se investir no ramo dos tractores, porque o país oferece condições boas para fomentar a agricultura”.  

O director de Operações anunciou que, dentro de um ano, o grupo empresarial vai instalar uma fábrica de fertilizantes, no sentido de diversificar os investimentos em Angola.  

 "Temos vários investimentos no mundo, mas em Angola estamos ainda a investir na montagem de tractores”, lembrou, sem avançar o valor a ser investido na instalação da fábrica de fertilizantes. 

Sem concorrentes na montagem de tractores em Angola, revelou que a fraca produção agrícola tem a ver com a escassez de tractores na preparação dos campos.  

"Até os pequenos camponeses necessitam deste meio para trabalhar a terra. A sua falta faz com que ainda sejam importados alimentos do campo. O nosso objectivo é aumentar a produção agrícola do país, que, no fundo, vai financiar a economia”, assegurou. 

Os tractores, montados pela Kaheel, custam de 12 milhões a 25 milhões de kwanzas. Nesta altura, a Kaheel intensifica as relações com os bancos comerciais para que estes possam financiar também os pequenos camponeses, sobretudo na aquisição de tractores.  O BDA – Banco de Desenvolvimento de Angola- está a apoiar os camponeses neste capítulo, segundo Farogh Ahmad. 

"Com a entrada dos bancos, a situação vai ficar mais facilitada para os nossos agricultores. Desta forma, vão poder ter mais colheita no final de cada época”, apontou. 

Sobre as vantagens dos tractores produzidos pela Kaheel, o director de Vendas e Operações indicou que, além do meio ter um baixo consumo de combustível, a manutenção já é feita em algumas partes do país e com peças de reposição. 

"O tempo de vida dos nossos tractores depende muito da sua manutenção e do operador, pois se for utilizado dentro dos padrões pode durar 15 anos”, avançou Farogh Ahmad. 

A Kaheel está a montar quatro tipos de tratores, designadamente MF 240 de 50 Hp, MF 360 de 60 Hp, MF 375 de 75 Hp, e MF 385 de 85 Hp (4x4). 

Este último, o MF 385, é recomendado para solos duros. Entretanto, todos os tratores suportam os implementos (alfaias), do tipo cultivadora, grade de disco, sucadora e lâmina niveladora.