Sociedade
17 Julho de 2020 | 10h31

ITEL: Teleaulas regressam no Facebook

O Instituto de Telecomunicações (ITEL) anunciou nesta quinta-feira feira, 16, o regresso no Facebook do Projecto de Teleaulas, lançado no passado dia 28 de Maio do corrente ano.

O Instituto de Telecomunicações (ITEL) anunciou nesta quinta-feira feira, 16, o regresso no Facebook do Projecto de Teleaulas, lançado no passado dia 28 de Maio do corrente ano.

Após o lançamento do projecto, que foi instituído no âmbito da vigência do período de isolamento social, o mesmo sofreu uma alteração na plataforma de veiculação. As aulas que, após o lançamento do projecto, eram ministradas no Facebook, passaram para a plataforma You Tube e actualmente voltou para o Facebook.

Segundo o director do Instituto de Telecomunicações (ITEL), André Pedro, a comunidade encontra mas facilidade de acesso às aulas, a partir da plataforma Facebook.

O objectivo da Tele aula é o de dar assistência aos alunos que se encontram em confinamento, face ao actual estado que o país atravessa, e vem precisamente numa altura em que o Estado angolano previu o reinício das aulas fora de época habitual.

Em resposta ao questionamento do Portal de T.I, em Maio passado, o director reconheceu algumas dificuldades que os alunos poderão enfrentar, por não possuírem as ferramentas necessárias para o acesso às aulas. Prevê que, num universo de 1.181 alunos matriculados no instituto, apenas 65% poderão aderir às aulas.

Hoje, o director do Instituto, André Pedro, explicou ao portal de TI que, o ITEL vai cumprir com o calendário lectivo normal, que vai até ao mês de Novembro, porque na verdade eles nunca pararam as aulas.

"O ITEL é uma instituição pública, por isso não tem preferência de quem deve assistir as aulas que transmitimos. A princípio, todos os estudantes que frequentam cursos relativos as aulas lecionadas pelo ITEL estão convidados a participar", disse.

As aulas são ministradas nas classes da 10ª, 11ª e 12ª, em três horários, que vão: das 09h:00-10h:00; das 10h:40m-11h:40m; e das 14h:00-15h:00, de segunda a sexta-feira.

Esta iniciativa não tem previsões de parar, ainda que o país e o mundo livrem-se da Covid-19, pelo que afirmou o director, “vai servir para dar assistência aos alunos que ficam 1 ano em casa, sem aulas (como fruto da reprovação - medida decretada pelo Ministério da Educação), a não pararem de ter contacto com as matérias’’.

Actualmente, o ITEL ministra três cursos, nomeadamente: Curso de Electrónica e Telecomunicações, Curso Técnico de Informática e o Curso Técnico Médio Informática e Sistemas Multimédia.

IT