Governo
10 Janeiro de 2022 | 16h01

Íntegra do discurso do Presidente da República alusivo à visita do Presidente de Cabo Verde

Discurso do Chefe de Estado, João Lourenço, nesta segunda-feira, 10 de Janeiro, em Luanda, alusivo à visita do Presidente de Cabo Verde, José Maria Pereira Neves.

Sua Excelência José Maria Pereira Neves, Presidente da República de Cabo Verde

Distintos membros das delegações; 

Minhas senhoras, meus senhores;

Excelências;

Permita-me, Senhor Presidente, dar a Si e à delegação que o acompanha, as boas-vindas à República de Angola.

Recebo-o com grande satisfação e com o sentimento de que, durante a sua estadia em Angola, teremos a oportunidade de fazer, ao mais alto nível, uma reflexão sobre as nossas relações bilaterais e como projectá-las para o futuro, na perspectiva de as ampliar e conferir-lhes um maior dinamismo.

Esta visita que Vossa Excelência efectua a Angola, mesmo num contexto de luta global contra a COVID-19, ganha um significado especial não só por se tratar da visita do Chefe de Estado de um país irmão, com o qual temos relações históricas que datam desde o período da luta de libertação contra a dominação colonial, como pelo facto de ter escolhido Angola como o Seu primeiro destino nas vestes de Presidente da República de Cabo Verde. 

Agradecemos este gesto, que é para nós uma demonstração clara da grande relevância e peso que têm as relações entre os nossos dois países.  

Isto obriga-nos a exaltar esta demonstração de amizade e de solidariedade que pretendemos que se tornem cada vez mais sólidas com a visita de Vossa Excelência, e com outras acções que seguramente se irão desenvolver de forma intensa e continuada entre os nossos dois países.  

Senhor Presidente;

Excelências;

Como sabe, o primeiro passo para a formalização das relações bilaterais entre a República de Angola e a República de Cabo Verde foi dado em 1976 com a assinatura do Acordo Geral de Amizade e de Cooperação entre os nossos países.

Este marco foi muito importante pois, a partir daí, foram assinados um grande número de instrumentos jurídicos nos mais variados sectores da vida nacional dos nossos países e assumidos outros importantes compromissos, que têm impulsionado a promoção e a dinamização da cooperação económica e do intercâmbio empresarial entre os nossos Estados, tendo como base a igualdade e a reciprocidade de vantagens.

É dentro deste espírito que pretendemos que a cooperação entre Angola e Cabo Verde continue a desenvolver-se de modo a que consigamos alargá-la a sectores não explorados, aproveitando o factor humano como o principal eixo sobre o qual deve assentar o desenvolvimento das nossas nações. 

Os nossos países possuem capacidades em diversos domínios da vida nacional, que devem ser potenciadas e nas quais devemos procurar centrar as nossas acções, de modo a colhermos benefícios significativos da cooperação que viermos a desenvolver em tais sectores.

Em face do que acabei de referir, considero que o nosso encontro representa uma grande oportunidade para abordarmos a melhor forma de impulsionarmos, com sentido prático, todas as iniciativas existentes, que visem tornar a nossa cooperação cada vez mais ampla e diversificada.

Temos, para este efeito, que conseguir superar os obstáculos actuais que a COVID-19 nos impõe, que condicionou em larga escala nestes últimos dois anos o crescimento económico de Angola e de Cabo Verde, provocou o desemprego e outros problemas sociais que devemos procurar solucionar.

Senhor Presidente;

Excelências; 

A República de Angola pretende fortalecer as relações de amizade e a cooperação económica com Cabo Verde, tendo em vista uma cooperação estratégica entre os dois países, de modo a que ambas as partes obtenham dela os maiores benefícios, para o bem dos seus respectivos povos.

Destaco o facto de Vossa Excelência ter incluído na Sua delegação empresários de vários sectores da economia cabo-verdiana, que com os empresários angolanos poderão criar uma importante dinâmica nas trocas comerciais entre nossos países, em benefício de ambas as economias.

Estou convencido que juntos poderemos trabalhar para a criação de todos os mecanismos e incentivos que encorajem este movimento de empresários que queremos que seja crescente e permanente. 

A República de Angola e a República de Cabo Verde têm uma história e trajectória política semelhantes, o que nos anima a caminhar juntos para ampliarmos e aprofundarmos os laços de amizade e de cooperação existentes, visando alcançar o progresso e o desenvolvimento sócio económico de nossos países.

Senhor Presidente;

Minhas senhoras, meus senhores;

Mais uma vez seja bem-vindo a Angola, as angolanas e angolanos recebem-no a Si e à delegação que o acompanha de braços abertos, na certeza de que o futuro das nossas relações é bastante promissor, cabendo aos nossos respectivos governos a responsabilidade de explorar ao máximo as oportunidades que se nos oferecem.

Muito obrigado pela vossa atenção!