Governo
14 Janeiro de 2022 | 12h01

INICIATIVA PRESIDENCIAL

Encontro analisa funcionamento da linha de crédito da Alemanha

Constrangimentos ligados ao funcionamento da linha de crédito da Alemanha foram abordados esta quinta-feira, 13 de Janeiro, num encontro entre o ministro de Estado para Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, e líderes empresariais, enquadrados no Grupo Técnico Empresarial (GTE), realizado em Luanda.

Em cumprimento de uma orientação do Presidente da República, João Lourenço, o ministro de Estado para Coordenação Económica esteve acompanhado neste encontro pelo secretário de Estado das Finanças e Tesouro, o vice-governador do Banco Nacional de Angola e administradores do BDA, onde analisaram com profundidade os mecanismos que permitirão facilitar a utilização da linha de crédito do Deutsche Bank, visando a necessidade de um maior apoio à economia.

Das conclusões da reunião, decidiu-se que se estude com urgência os projectos já submetidos ao BDA, no âmbito desta linha de crédito, e que se avalie o financiamento do down payment dos projectos através do Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA).

Os participantes recomendaram diminuir as garantias entre 50 a 70 por cento, de acordo com os riscos inerentes, avaliar a possibilidade de renegociação das taxas de juro e de capital do período de carência e encontrar uma solução para as dívidas dos empresários registados na Central de Informação de Risco de Crédito, principalmente os que têm projectos em esforço.

Ao Grupo Técnico Empresarial foi pedido para continuar a trabalhar em parceria com as instituições do Executivo, no sentido de se encontrar as melhores soluções para os problemas apresentados.